Concurso de projeto

Habitação social 2023: confira os projetos vencedores do 5º concurso do CAU/GO

O CAU/GO oficializa, nesta sexta-feira, 15, o resultado final do Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura para Habitação de Interesse Social 2023. Ao todo, o concurso recebeu a inscrição de 68 projetos, enviados de 16 diferentes estados do país.

O primeiro lugar ficou com os arquitetos e urbanistas Caio Santos Fernandes e Eduardo Andrey Silva Meireles, de Curitiba (PR). A segunda colocação ficou com a arquiteta e urbanista Michella Pereira de Moraes, de Goiânia (GO), e o terceiro lugar com o arquiteto e urbanista Gabriel Deller de Aguiar, de Maringá (PR).

O concurso é resultado de uma parceria com a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura de Goiânia (Seplanh). O objetivo foi selecionar os melhores projetos de arquitetura para habitação social, para uma tipologia de moradia unifamiliar econômica e expansível.

O projeto vencedor deverá ser implementado em programas sociais da prefeitura de Goiânia. A previsão é de que as unidades habitacionais sejam implantadas no bairro Moinho dos Ventos, região oeste da capital, conforme indicado pela Seplanh.

Foram recebidos 68 projetos, dos quais 53 foram habilitados para a etapa de julgamento. Além de Goiás, o concurso também recebeu projetos dos estados do Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A assessora da presidência do CAU/GO, Luciene Boaventura dos Santos, coordenou a Comissão Organizadora do concurso, também integrada pelos conselheiros Roberto Cintra Campos e Adriana de Oliveira Bernardi.

Os membros da Comissão Julgadora foram: Bruno Bonfim Moreno, arquiteto e urbanista e geógrafo, professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da UEG; Simone do Nascimento Costa, arquiteta e urbanista, analista de obras e urbanismo da Seplanh; e Simone Inocêncio Teixeira, coordenadora da União Nacional por Moradia Popular em Goiás e presidente do Movimento pela Reforma Urbana de Goiânia (MRU-GO).

Histórico
Desde 2017, o CAU/GO aplica 2% dos recursos em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. Além disso, a promoção do concurso público como melhor opção para contratação de projetos de Arquitetura e Urbanismo é uma ação prevista nas diretrizes e metas da gestão do CAU/GO.

O Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura para Habitação de Interesse Social 2023 é o quinto promovido pelo CAU/GO. Em 2015, foi realizado o concurso para o desenvolvimento do projeto de Arquitetura de Interiores da sede do Conselho. Em 2019/2020, a autarquia realizou, na primeira parceria com a Agehab, o Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura para Habitação Social, visando premiar projeto para unidades habitacionais a serem construídas no Conjunto Vera Cruz, em Goiânia. Em 2021, também em parceria com a Agehab, realizou o Concurso de Projeto Quilombola. Em 2022, o Concurso para Abrigo de Refugiados, em parceria com a UFG.

Conheça abaixo os trabalhos premiados de 2023:

1º lugar
Arq. Urb. Caio Santos Fernandes e Arq. Urb. Eduardo Andrey Silva Meireles (PR) –
Clique aqui para conhecer o projeto

2º lugar
Arq. Urb. Michella Pereira de Moraes (GO)  – Clique aqui para conhecer o projeto

3º lugar
Arq. Urb. Gabriel Deller de Aguiar (PR)  –  Clique aqui para conhecer o projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Fiocruz lança Concurso Nacional para Projeto do Memorial sobre a Covid-19 em parceria com o IAB-RJ

Concurso de Habitação Social 2023: forma de envio de projetos é ampliada devido à greve dos Correios

Concurso de Habitação Social 2023: confira 11 novas perguntas e respostas com esclarecimentos