Concurso de projeto

Fiocruz lança Concurso Nacional para Projeto do Memorial sobre a Covid-19 em parceria com o IAB-RJ

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revela nesta sexta-feira, 26 , detalhes de um concurso nacional voltado à contratação do projeto arquitetônico e paisagístico para o futuro memorial dedicado à Covid-19. A iniciativa, organizada em parceria com o Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), tem como objetivo criar um espaço de memória significativo sobre a pandemia que assolou o mundo nos últimos anos.

O lançamento oficial da competição acontecerá na sede do IAB-RJ, localizada na R. do Pinheiro, 10, Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, a partir das 18h30. O edital completo, contendo todos os detalhes do futuro memorial, estará disponível no site do concurso a partir de 19 de fevereiro. As inscrições, consultas e submissões de propostas devem ser realizadas exclusivamente no site oficial do concurso.

Serão premiados os três projetos mais bem classificados, totalizando R$ 40 mil em prêmios. Os autores do projeto em primeiro lugar serão contratados para desenvolver o projeto executivo do memorial, com um contrato estimado em R$ 1,5 milhão.

Podem participar do concurso arquitetas, arquitetos e urbanistas devidamente registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, seja individualmente ou em equipe, conforme as especificações do edital.

De acordo com o chefe do Departamento de Patrimônio Histórico da Fiocruz, Renato da Gama-Rosa, as vivências da pandemia foram múltiplas e diversas, e o projeto em pauta deve apresentar soluções inovadoras e criativas às demandas apresentadas. “Estamos curiosos e ansiosos para conferir as propostas dos arquitetos e urbanistas para esse novo equipamento. É importante que os trabalhos não se resumam a um memorial alusivo exclusivamente às ações praticadas pela Fiocruz em resposta à pandemia”, explica Gama-Rosa.

 

O Futuro Memorial sobre a Covid-19
O memorial será implantado em uma área de 3.380 m², próxima à entrada principal da Fiocruz, em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Em respeito à área preservada de significativo valor histórico e cultural, as propostas deverão seguir as recomendações dos órgãos de preservação.

“A Fiocruz deseja homenagear os atingidos pelos efeitos da pandemia. O memorial visa ainda a promover uma reflexão sobre esse momento histórico”, afirma Gama-Rosa.

Sobre a Fiocruz
Com mais de 120 anos de atuação na saúde pública, a Fiocruz é uma instituição pública federal que desempenhou papel crucial durante a recente pandemia de Covid-19. Sua missão é produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a promoção da saúde e qualidade de vida da população brasileira.

Sobre o IAB-RJ
O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio de Janeiro (IAB-RJ) é uma instituição sem fins lucrativos que visa valorizar e fomentar a discussão sobre arquitetura e urbanismo na sociedade brasileira. Sendo a entidade profissional mais antiga do país, o IAB-RJ possui vasta experiência na coordenação de concursos de arquitetura e urbanismo em todo o território nacional.

 

Fonte: Fiocruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Habitação social 2023: confira os projetos vencedores do 5º concurso do CAU/GO

Concurso de Habitação Social 2023: forma de envio de projetos é ampliada devido à greve dos Correios

Concurso de Habitação Social 2023: confira 11 novas perguntas e respostas com esclarecimentos