Destaque

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Com o registro de 408 novos profissionais, o ano de 2023 totalizou 5.627 arquitetos e urbanistas goianos ativos no CAU/GO, sendo 1.791 homens (31,8 %) e 3.836 mulheres (68,2%). Ao todo, 31.786 RRTs foram emitidos, segundo dados do Sistema de Inteligência Geográfica do CAU/BR (IGEO), refletindo a atividade dos profissionais no Estado, no decorrer do ano.

Em 2023, entre os destaques das ações do Conselho está o trabalho da Fiscalização, com o objetivo primordial da orientação ao profissional e à sociedade. Também estão o patrocínio a projetos de Assistência Técnica para Habitação Social, a realização do concurso nacional de projeto, a premiação de TCC e o oferecimento de palestras para estudantes e da capacitação para gestão de escritórios, dirigida a profissionais.

Confira as informações abaixo!

As ações de Fiscalização do Conselho em 2023 geraram 507 relatórios. Cerca de 97,5% das fiscalizações foram regularizadas em fase de notificação ou não apresentaram irregularidades. Ou seja, não geraram multa.

Reafirmaram, assim, o objetivo principal da Fiscalização, que é orientar e garantir que obras e projetos sejam realizados com segurança, sob o comando de um responsável técnico habilitado.

Nas ações de fiscalização, as principais irregularidades constatadas foram:

• 1º lugar – empresas sem registro no CAU ou exercício ilegal
• 2º lugar – falta de RRT para projeto ou obra
• 3º lugar – empresas registradas sem responsável técnico
• 4º lugar – exercício ilegal por parte de leigos

Ao todo, o CAU/GO recebeu 158 denúncias no ano:

• 19,6% foram relativas ao exercício profissional;
• 26,5%, sobre questões de Ética e Disciplina ou de editais de contratações públicas com inconformidades;
• 53,8% foram improcedentes – faltando informações ou tratando de matérias fora da competência do Conselho.

A equipe de Fiscalização do CAU/GO também realizou ações de orientação para a Casa Cor, para o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e para síndicos e administradores de condomínios.

 

Entre as ações voltadas para a Assistência Técnica de Habitação Social realizadas pelo Conselho em 2023, estão:

Seminário de Habitação Social

Realizado em junho, o evento contou com palestras de representantes do CAU/BR (Antônio Couto e Luciana Rubino) e da Agehab (Lorena Pereira e Priscila Cavalcanti). Também contou com as experiências da Codhab-DF (Sandra Marinho) e do Município de Rio Branco do Sul, Região Metropolitana de Curitiba (Karime Fayad). O seminário ocorreu no Hotel Oitis, em Goiânia, e contou com mais de noventa gestores e técnicos de municípios, além de profissionais interessados. Saiba mais.

 

Edital de patrocínio 2023


Por meio de edital de patrocínio, o Conselho contemplou dois projetos voltados para a Assistência Técnica para Habitação Social, totalizando a soma de R$ 40 mil:
– Associação Quilombola de Piracanjuba Ana Laura: Projeto de remembramento de lotes para 80 famílias.
– Funape UFG: Projeto Oficina de fundação radier: assessoria técnica a famílias chefiadas por mães solo em Goiás-GO

 

Concurso de projeto

O CAU/GO realizou em 2023 a 4ª edição do Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura para Habitação Social, em parceria com a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura de Goiânia (Seplanh). Ao todo, o concurso recebeu a inscrição de 68 projetos, de 16 Estados.

O objetivo foi selecionar os melhores projetos para uma tipologia de moradia unifamiliar econômica e expansível. O projeto vencedor deverá ser implementado em programas sociais do Município. A previsão é de que as unidades habitacionais sejam implantadas no bairro Moinho dos Ventos, em Goiânia.

 

Por meio de edital de patrocínio, o Conselho apoiou quatro projetos culturais que fomentam a Arquitetura e Urbanismo, tendo como público-alvo a sociedade em geral:

•  Sociedade Goiana de Cultura – PUC Goiás:
Livro “Edifício do Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga”, coordenado pelas professoras e arquitetas e urbanistas Mírian Belo e Denise Pacheco

 

•  Cooperativa Mista de Trabalho Casa do Cerrado (Coocacer):
Capacitação para Bioconstrutores

 

•  Funape UFG:
Laboratório de artes na cidade de Goiás

 

• Instituto Cidadão:
Curta-metragem “O manto e o leque” (filme sobre Goiânia)

 

Em 2023, o Conselho manteve suas ações de aproximação com estudantes e profissionais da área, por meio de cursos, palestras e Aulas Magnas, já tradicionais entre as instituições de ensino de Goiás.

Curso de Gestão para Escritórios de Arquitetura
Oferecido em abril e maio, o objetivo do curso foi contribuir para o aprimoramento dos arquitetos e urbanistas na administração de seus negócios. Coordenado pela arquiteta e professora Paula Neder, o curso foi realizado de forma online e gratuita. Mais de 80 profissionais participaram. Saiba mais.

 

Aulas Magnas
No primeiro semestre, o palestrante convidado para a 20ª edição da Aula Magna, no Teatro PUC, foi o arquiteto e urbanista belga Laurent Troost, que atua em Manaus (AM). O evento contou com mais de 300 estudantes de Arquitetura e Urbanismo. No Youtube, a transmissão do evento acumula 693 visualizações. Saiba mais.

Em setembro, George Lins, representando o escritório Lins Arquitetos Associados (CE) ministrou a 21ª edição da Aula Magna, no Teatro Unip, com a presença de 300 estudantes presencialmente e 537 visualizações na transmissão realizada. Saiba mais.

 

Prêmio de TCC 2023
Com o objetivo de incentivar o recém-formado, estimulando o debate entre as práticas acadêmicas e o exercício profissional, o CAU/GO realizou mais uma edição do Prêmio de TCC. A primeira colocada foi a arquiteta e urbanista Ana Beatriz Stringhini, egressa da UFG. A segunda e a terceira colocação, respectivamente, ficaram com as arquitetas e urbanistas Fernanda Xavier e Bruna Campos, da PUC Goiás. Saiba mais.

 

Palestras de Legislação e Ética profissional
Periodicamente, o CAU/GO oferece às instituições de ensino uma palestra abordando o tema de Legislação e Ética profissional. Em 2023, foram realizadas seis palestras, que alcançaram 162 estudantes em final de curso. Participaram alunos da UFG, UEG, Uni Anhanguera, Uni Evangélica e PUC Goiás.

 

A casa da Dona Eurides estrelou a campanha de valorização profissional do CAU/GO em 2023. A campanha publicitária visou levar para a sociedade informações sobre a importância de se contratar um arquiteto e urbanista para seu projeto ou obra, visando segurança, saúde e conforto. A campanha manteve o conceito do material veiculado em 2022: “Arquiteto e urbanista: faz parte da sua obra, faz parte da sua vida” e foi veiculada em rádios de Goiânia e municípios do interior, além das versões impressa e online do jornal O Popular e de anúncios no Instagram, Facebook e Youtube.

Em 2023, o Conselho também concedeu diversas entrevistas e posicionamentos sobre temas pertinentes do planejamento urbano, como a drenagem, a arborização e a mobilidade, somando 107 inserções na imprensa, em 22 veículos de comunicação diferentes.

Nas redes sociais do CAU/GO, foram realizadas 290 publicações direcionadas aos mais de nove mil seguidores do Conselho na página do Instagram; e às mais de 4,8 mil pessoas que acompanham a autarquia pelo Facebook. A divulgação da campanha de valorização profissional foi o maior destaque entre as postagens – o vídeo publicado no Reels obteve um alcance de mais de 100 mil pessoas. Entre os conteúdos não publicitários, o material de maior alcance foi também a casa da dona Eurides – mas como reportagem de TV, veiculada em fevereiro na TV Anhanguera.

Reveja o vídeo da campanha de valorização profissional, realizada em novembro e dezembro:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada

CAU/GO entrega Prêmio de TCC 2023 aos trabalhos vencedores