Destaque

Resultado: Confira os vencedores do Prêmio de TCC Professor Lucas Felício!

Concluída a fase de julgamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso inscritos no Prêmio de TCC 2021 – Professor Lucas Felício, realizado pelo CAU/GO, o Conselho divulga nesta sexta-feira, dia 10, as melhores propostas.

1º lugar
Rafaela de Castro Marçal (PUC Goiás)
Sistema urbano integrado em Orizona – Clique aqui para conhecer o projeto
Professor(es) orientador(es): Camilla Pompeo de Camargo e Silva e Isabela Paiva Gomes Ferrante

2º lugar
Lídia Lício Borges (UFG)
Complexo de Recepção, Transbordo, Triagem e Reciclagem dos Resíduos Sólidos de Construção Civil – Clique aqui para conhecer o projeto
Professor(es) orientador(es): Lucas Felício Costa

3º lugar
Letícia Mastrela Gomide (UFG)
Educação Urbana: uma introdução do direito à cidade no ensino fundamental – Clique aqui para conhecer o projeto
Professor(es) orientador(es): Bráulio Vinícius Ferreira

Menções honrosas:
Luisa Alves Santana (PUC Goiás)
Vidas Invisíveis – Centro de Assistência à população em situação de rua através do edifício habilitado – Clique aqui para conhecer o projeto
Professor(es) orientador(es): Évelyn Cristine Moreira Soares

Vanessa Lima (UEG)
Sobre a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes: o que podemos fazer agora? – Clique aqui para conhecer o projeto
Professor(es) orientador(es): Maryana De Souza Pinto

Oriane Maila Menegati (UFG)
Manual Para Hortas Urbanas – Clique aqui para conhecer o projeto
Professor(es) orientador(es): Fernando Antonio Oliveira Mello

Gabriela Emi Kunieda Suzuki (PUC Goiás)
Desvios Urbanos – Clique aqui para conhecer o projeto
Professor(es) orientador(es): Pedro Henrique Máximo

O objetivo da premiação é valorizar a produção acadêmica e contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de Arquitetura e Urbanismo em Goiás. O período de inscrições ocorreu de 25/10 a 12/11.

A primeira colocada, Rafaela de Castro Marçal, será convidada a participar da celebração do Dia do Arquiteto e Urbanista que o CAU/GO realiza no próximo dia 16, de forma online, onde receberá seu prêmio e terá a oportunidade de apresentar seu trabalho.

Os membros da Comissão Julgadora designados nos termos da portaria 057/2021 do CAU/GO foram os arquitetos e urbanistas Caio Frederico e Silva, professor da FAU/UnB; Eduardo de Oliveira Nóbrega Filho, presidente do CAU/PB; e Mônica Andrea Blanco, presidente do CAU/DF, que realizaram a análise e julgamento dos projetos recebidos.

Confira a análise da Comissão Julgadora sobre os três primeiros colocados:

O trabalho premiado em primeiro lugar, de Rafaela de Castro Marçal (PUC Goiás), apresenta maturidade, viabilidade e sustentabilidade das propostas. Abraça eixos atuais e tem condições de causar impactos positivos não só na qualidade de vida dos moradores, como nos distritos vizinhos. A pesquisa de campo sedimentou o conhecimento da cultura local e a condição agrourbana características de muitos municípios de Goiás. O indivíduo, o natural, o construído e o imaterial – a cultura local interage o tempo todo em harmonia. A proposta demonstra conhecimento de causa e conhecimento técnico no planejamento urbano. Proposta viável e que pode ser usada como modelo para intervenções em outros lugares. Pensaram no todo e nas partes, respeitando as (des)igualdades e as características específicas dos povoados.

O segundo trabalho premiado, de autoria de Lídia Licio Borges (UFG), apresenta um projeto arquitetônico completo, com um tema relevante e atual. A apresentação é clara e contém todas as informações que subsidiaram as decisões de projeto. O projeto tem boa materialidade, partido arquitetônico compatível com a função e aspecto inovador, garantindo que o Complexo de Recepção, Transbordo, Triagem e Reciclagem seja, além de racional na distribuição das atividades, esteticamente interessante como conjunto arquitetônico. A proposta transparece a pesquisa sobre o tema, etapa fundamental para elaboração e um projeto de Arquitetura de qualidade. O uso de materiais disponíveis e acessíveis no mercado também garante a concretização da do projeto.

Arquitetura para todos! Com essa frase parabenizamos o trabalho premiado em terceiro lugar, de autoria de Letícia Mastrela Gomide (UFG), por trazer a cidade como pauta no eixo da educação fundamental. Pensar o direito à cidade é muito mais do que estudar a Arquitetura e Urbanismo, é entender a importância do papel participativo da comunidade, incluindo a multidisciplinaridade de áreas dentro das atribuições profissionais do arquiteto e urbanista. Desta forma, a cartilha abrange não só um bom projeto urbano e ambiental, mas uma profunda reflexão sobre a cidade e o indivíduo, assim como a importância do estudo da Arquitetura no processo educacional do ensino básico escolar.

Saiba mais
Ata de sessão de julgamento do Prêmio Estadual de Trabalhos de Conclusão de Curso CAU/GO 2021

Com homenagem ao professor Lucas Felício, CAU/GO abre inscrições para Prêmio de TCC

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023