Destaque

Nota: CAU/GO questiona retirada de árvores na avenida Rio Verde

O CAU/GO vem a público manifestar preocupação com a retirada de 132 árvores na avenida Rio Verde, na divisa entre Goiânia e Aparecida, como parte de um projeto de “revitalização” da via.

A obra na Avenida Rio Verde em Goiânia e Aparecida de Goiânia é um projeto importante para os municípios, pois contempla a construção de uma ciclovia e de novos espaços públicos para uso da população, que vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da mobilidade urbana na região.

Porém, a retirada de árvores da avenida Rio Verde vai contra a proposta divulgada pelas prefeituras de proporcionar saúde e bem estar aos cidadãos.
Como arquitetos e urbanistas, consideramos importante que os projetos levem em conta o aproveitamento da vegetação pré-existente e opte por sua retirada apenas em último caso – principalmente quando se trata de espécies de grande porte e já adaptadas ao local. A vegetação tem importância crucial para melhorar o microclima da cidade, reduzir os níveis de poluição atmosférica e sonora, promover a permeabilidade do solo e preservar a paisagem.

Desta forma, os exemplares que foram ou ainda serão derrubados devem ser substituídos no próprio local.

O resultado de projetos de “revitalização” das últimas gestões da Prefeitura de Goiânia, que retiraram centenas de árvores, resultaram em uma paisagem urbana degradada em diversos pontos da capital – tais como avenidas 85, Universitária, Assis Chateaubriand, Goiás Norte e 4ª Radial e a quadra do estádio Olímpico, por exemplo. É importante que os Municípios se atentem para o papel da arborização no meio urbano, considerando inclusive as mudanças acarretadas pela crise climática em curso.

No caso da avenida Rio Verde, o Conselho solicitou os projetos que estão sendo executados para as prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia, a fim de analisá-los e oferecer suas contribuições no que diz respeito à arborização urbana e à qualidade dos espaços.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada