Destaque

Lançamento: livro sobre antigo fórum de Goiás tem patrocínio do Conselho

Nesta quinta-feira, 20, o conselheiro Roberto Cintra participa do lançamento do livro “O Edifício do antigo Fórum e Tribunal de Justiça de Goiás”. O livro é um dos projetos contemplados pelo Edital de Patrocínio do CAU/GO em 2022.

O evento de lançamento ocorrerá dentro da programação do VIII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás, a partir das 17h, no Teatro de Arena da Área 3 da universidade, na 1ª Avenida, St. Leste Universitário, em Goiânia.

Os exemplares serão distribuídos gratuitamente para alunos, professores e demais interessados.

As coordenadoras da publicação são as professoras e arquitetas e urbanistas Mírian Belo e Denise Pacheco, à frente de pesquisa sobre edifícios tombados em Goiás. Participaram do trabalho os alunos Ana Elisa Freitas, Guilherme Moura, Lanyerre Castro, Lara Caixeta, Samara Moreira, Wender Ribeiro e Wisllayne Morais.

O edifício do antigo Fórum e Tribunal de Justiça, onde mais recentemente funcionou a Procuradoria Geral do Estado, está localizado na Praça Cívica. Foi tombado pelo Iphan em 2003, junto a outros 21 bens.

“Achamos importante que esse patrimônio seja catalogado e registrado adequadamente”, afirma Mírian Belo. “São poucos os registros bem feitos que encontramos sobre esses edifícios, então a intenção realmente é que seja perpetuada a memória de um bem tombado tão importante para a nossa capital e o nosso Estado.”

O antigo Fórum foi um dos primeiros edifícios construídos em Goiânia. Situado ao lado do Palácio das Esmeraldas, é repleto de características do Art Déco e está em posicionamento de destaque no traçado e na localização do núcleo urbano inicial da cidade de Goiânia.

Serviço
Lançamento do livro “O Edifício do antigo Fórum e Tribunal de Justiça de Goiás”
Data: 20/10/22
Horário: 17h
Local: Teatro de Arena da Área 3 – PUC Goiás
Endereço: 1ª Avenida, St. Leste Universitário, Goiânia

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada