Destaque

Eleições do CAU: Confira a chapa única registrada para o pleito em Goiás

A Comissão Eleitoral do CAU/GO divulga nesta segunda-feira, 21, o pedido de registro de candidatura para as eleições deste ano. Apenas uma chapa concorrerá no próximo pleito do Conselho no Estado, para a gestão 2024-2026.

>>> Clique aqui para baixar o pedido de registro de candidatura de chapa.

O prazo para inscrição de chapas com candidatos a conselheiros federais e conselheiros estaduais terminou na última sexta-feira, dia 18 de agosto.

As eleições do CAU 2023 serão realizadas no dia 10 de outubro de 2023 e todo o processo será 100% online.

A Comissão Eleitoral do CAU/GO é composta pelos arquitetos e urbanistas Evelyn Cristine Moreira Soares (coordenadora), Analu Guimarães Arantes (coordenadora adjunta), Flávio De Carvalho Araújo (membro), Fábio Angelo Rafael (coordenador substituto), Marcia Guerrante Carvalho (coordenadora adjunta substituta) e Silvana Emídio Souza (membro substituto).

>>> Confira mais informações abaixo ou no site eleitoral (clique aqui).

Voto obrigatório
Em Goiás, são 5.572 profissionais aptos a votar. Confira aqui o Colégio Eleitoral do CAU/GO.

Cabe aos profissionais verificar a relação do Colégio Eleitoral para averiguar eventual omissão, incorreção ou inconsistência de seus dados. Havendo algum desses problemas, o profissional deve acessar o SICCAU e corrigi-lo. O prazo para a correção é 24 de setembro às 23h59 (horário de Brasília).

>>> ATENÇÃO! Arquitetos e urbanistas que não constarem no Colégio Eleitoral não poderão votar.

Os arquitetos com registro em Goiás elegerão, para a gestão 2024-2026, doze conselheiros estaduais e seus suplentes, mais um conselheiro federal e seu suplente.

O voto para as eleições do Conselho é obrigatório para todos os profissionais com menos de 70 anos.

Diversidade
Neste ano, as chapas deverão atender às Cotas de Representatividade. Foram estabelecidas metas de representação para diferentes grupos, como mulheres, negros, indígenas e pessoas com deficiência, visando promover uma maior inclusão e representatividade no Conselho.

No CAU/GO, as chapas deverão atender ao mínimo de dois critérios de representatividade, obedecido por um ou mais candidatos cotistas.

Votação
Uma novidade das eleições do CAU 2023 deverá ser o uso do sistema “VotaOnline” da Justiça Eleitoral, para melhorar a segurança e transparência do processo.

Para acessar o sistema de votação, os profissionais de Arquitetura e Urbanismo precisam estar cadastrados na plataforma gov.br, um serviço do governo federal que permite aos cidadãos acessarem diversos serviços públicos digitais.

O cadastro pode ser feito por meio do aplicativo gov.br ou diretamente no portal gov.br, utilizando o número do CPF e uma senha criada pelo usuário.

>>> Para criar sua conta no gov.br clique aqui.

Mais informações:
Edital de convocação das Eleições 2023 do CAU
Resolução N° 179/2019, que aprova o Regulamento Eleitoral do CAU

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada