Destaque

Eleições 2023: veja como garantir a diversidade nas chapas candidatas

 

As Eleições do CAU 2023 estão chegando! No dia 31 começam as inscrições de candidaturas ao CAU Brasil e aos 27 CAU/UF. Essa é a oportunidade para arquitetos e urbanistas se envolverem ativamente na valorização de nossa profissão e influenciarem o curso do CAU. Desta  vez, com uma proposta revolucionária: as cotas de diversidade. Por isso, ao montar as chapas com os candidatos, é fundamental compreender como cumprir essa obrigação.

Objetivo das cotas de diversidade é  promover a inclusão e garantir uma representatividade mais justa e equitativa em nossa profissão. Com mais espaço para grupos historicamente sub-representados, vamos fortalecer a diversidade de perspectivas em nosso campo de atuação, com mais mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e profissionais com atuação no interior.

Confira o site das Eleições do CAU

Para promover a representatividade em todo o país, as Eleições do CAU 2023 estabelecem uma distribuição mínima de cotistas por estado:

  • São Paulo: Mínimo de 8 cotistas
  • MG, PR, RJ, RS e SC: Mínimo de 3 cotistas
  • Demais UF: Mínimo de 1 cotista

Essa distribuição busca garantir que as diferentes regiões do Brasil sejam representadas de forma equitativa, dando voz a uma ampla variedade de perspectivas e experiências na construção do futuro do CAU.

O cálculo das cotas de diversidade é feito de acordo com a quantidade de profissionais ativos registrados:

  • Até 3.000 profissionais: Pelo menos 1 critério de representatividade
  • 3.001 a 9.000 profissionais: Pelo menos 2 critérios de representatividade, não necessariamente na mesma vaga
  • 9.001 ou mais profissionais: Pelo menos 3 critérios de representatividade, não necessariamente na mesma vaga. 
  • Além disso, 30% das vagas no primeiro terço devem atender a pelo menos 1 critério de representatividade.

Com a inclusão das cotas de diversidade, as Eleições do CAU 2023 abrem espaço para uma representação mais justa e inclusiva. Para montar sua chapa, é essencial compreender os critérios de representatividade e cumprir as cotas obrigatórias.

Diversidade é a chave para um Conselho de Arquitetura e Urbanismo que reflita a pluralidade de profissionais e promova a igualdade de oportunidades. Encorajamos todos os arquitetos e urbanistas a se engajarem nesse processo e contribuírem para a construção de um CAU mais forte e representativo.

Junte-se a nós nas Eleições do CAU 2023 e faça parte dessa transformação. Com chapas diversas e representativas, vamos contribuir para um futuro que reflita a riqueza da sociedade em que vivemos.

Saiba mais sobre as Eleições do CAU

 

Fonte: CAU Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023