Destaque

Deriva do Bem volta às ruas após dois anos, com patrocínio do CAU

Com o avanço da vacinação e o retorno gradual e seguro de agendas presenciais, o projeto de extensão da UFG Deriva do Bem retoma suas atividades em uma edição comemorativa de 10 anos. Inspirado no poema “Cidade Prevista”, do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, a Deriva de 2022 tem como tema “Cidade sem portas”.

Com o patrocínio do CAU/GO, a edição de 2022, acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto dentro do Festival de Fotografia Goyazes. O bate-papo será no dia 19 de agosto, 19h, no Centro Cultural da UFG, na Praça Universitária, com participação da geógrafa Sinara Sá e do jornalista Vandré Abreu. A Deriva acontecerá no dia 20 de agosto, no Centro de Goiânia – com ponto de encontro no Tô Bar, às 9h e o encerramento no mesmo local às 12h.

As inscrições podem ser feitas no site do evento (clique aqui).

Felipe Bauer – Deriva 2017 – Campinas

O objetivo do projeto é convidar as pessoas a caminhar pela cidade, muitas vezes sem um roteiro preestabelecido, para vê-la com mais atenção e cuidado. O evento é gratuito e é solicitado aos participantes a doação de leite para uma entidade que apoia o trabalho de recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas de Goiânia.

Coordenado pelo professor de Arquitetura e Urbanismo Bráulio Vinícius Ferreira e pelo arquiteto e urbanista Altillierme Carlo, egresso da FAV (UFG), o projeto de extensão ao longo desses 10 anos contou com dezenas de colaboradores, estudantes de arquitetura de várias universidades, arquitetos, professores, engenheiros, advogadas e psicólogas que formaram uma equipe multidisciplinar.

Rafaela Sanchez – Deriva 2016 – Caminho do Sol

De acordo com a divulgação do projeto, a Deriva do Bem tem por objetivo realizar o encontro do derivante com a cidade e com o homem que a habita. É um estímulo à reflexão, à experiência e à memória. A Deriva propõe às pessoas um “mergulho” na cidade, promovendo assim a formação de novas memórias afetivas, a construção da consciência na relação corpo-cidade e o desenvolvimento do olhar.

A Deriva do Bem surgiu como uma disciplina optativa no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2008, mas, seu alcance e desdobramentos fizeram com que, desde 2012, se tornasse um projeto de extensão da Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFG).

Nos últimos dois anos, a Deriva do Bem iniciou no Instagram uma retrospectiva das 13 edições realizadas pelo projeto. Ao longo desses 10 anos foram reunidos mais de 1500 imagens e 500 depoimentos.

Aryadne Caetano – Deriva 2016 – Caminho do Sol

 

Serviço
Deriva do Bem 2022 – Cidade sem Portas
19/08/2022 – 19h – Bate Papo – Centro Cultural UFG, Av. Universitária, 1533 – Setor
Leste Universitário.
20/08/2022 – 9h – Deriva pelo Centro – Ponto de Encontro: Tô Bar, Rua 20,1078 –
Centro.
Inscrições: www.derivadobem.com.br

Mais informação:
E-mail: derivadobem@gmail.com
Instagram: instagram.com/derivadobem
Facebook: facebook.com/DerivaDoBem

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023