Destaque

Conselho participa do 18º Fórum de Presidentes

O evento reúne 25 representantes de CAU/UF na capital potiguar
Crédito: Extra Comunicação

O presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga, participa hoje e amanhã do 18º Fórum de Presidentes de CAU/UF, que está sendo realizado em Natal (RN). Integram o encontro os representantes de 25 Conselhos das diferentes unidades da federação, com o objetivo de discutir assuntos diversos e alinhar condutas entre os órgãos. Para o primeiro dia está prevista a discussão do planejamento estratégico do Fórum; a estruturação do CSC (sistema que gere o Siccau); demandas dos presidentes; revisão de procedimentos para reduzir a burocracia; fundo de apoio aos CAUs básicos; e revisão da Lei 8.666 (Lei das Licitações). Ao fim do dia, será realizada uma palestra aberta a todos os arquitetos e urbanistas sobre o tema “Direito à Cidade”, ministrada pela Procuradora do Município, Marise Costa.

“Temos aqui um espaço para discussão de propostas e intercâmbio de experiências entre os responsáveis pela gestão diária dos CAU/UF”, explica Arnaldo Mascarenhas Braga. “Debatemos processos criados para enfrentar e resolver demandas advindas dos profissionais e das resoluções do CAU/BR”.

Na solenidade de abertura, a mesa foi composta pelo conselheiro federal Fernando Costa, representando o presidente do CAU/BR; a presidente do CAU/RN, Patrícia Luz; o coordenador do Fórum, Tito Augusto; e o coordenador adjunto, Roberto Py. Patrícia Luz agradeceu pela presença de todos e disse que a reunião servirá para discutir e procurar caminhos para o exercício da arquitetura. “Esse é um momento importante para o CAU/RN. Organizar o Fórum foi um imenso desafio, envolvemos os nove conselheiros estaduais e hoje estamos aqui recebendo todos vocês com um imenso carinho”, disse.

No segundo dia de evento, os grupos de trabalho de Gestão Estratégica e Gestão de Fiscalização discutirão temas como a Resolução 51 – Orientação estratégica do CAU/BR; relatórios gerenciais; propostas para a resolução que tratará dos escritórios descentralizados; e seminários de fiscalização. Ainda no encontro será abordada a violação ao Código de Ética, estratégias para a fiscalização da Reserva Técnica (RT) e direito autoral.

Fonte: CAU/RN

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023