Destaque

CAU/GO entrega Carta Aberta aos candidatos ao governo goiano

As eleições de 2018 são uma ocasião oportuna para a sociedade obter dos candidatos aos cargos públicos o compromisso de contribuírem para que nossas cidades se tornem mais humanas, justas e sustentáveis. Por isso, o CAU/GO está entregando uma Carta Aberta aos candidatos ao governo do Estado, manifestando sua preocupação a respeito do insustentável modelo de crescimento que colapsou as cidades goianas.

Já receberam a carta, das mãos do presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga, e da conselheira Regina de Faria Brito, os candidatos: Ronaldo Caiado (DEM), Daniel Vilela (MDB), José Eliton (PSDB) e Weslei Garcia (PSOL). Nos próximos dias, o Conselho pretende entregar o documento para os candidatos Kátia Maria (PT), Alda Lúcia Souza (PCO) e Marcelo Lira (PCB).

Entre outras questões cruciais, os arquitetos e urbanistas estão solicitando aos candidatos o compromisso em prol das características locais de cada território, quando do estabelecimento e execução de políticas públicas, levando em conta principalmente a política habitacional, a mobilidade urbana e o saneamento.

“Necessitamos de um projeto de reforma urbana que foque no desenvolvimento social e econômico”, afirma Regina de Faria. Segundo a conselheira, não faltam leis sobre o assunto, mas sim vontade política para sua implementação. “Temos, por exemplo, o Estatuto das Cidades, que é muito avançado e consta em quase todos os planos diretores dos municípios. No entanto, falta articulação política para colocá-lo em prática.”

O Conselho também solicita o compromisso dos postulantes em trabalhar por uma governança urbana inovadora, que inclua as metas previstas pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e o monitoramento de indicadores, visando garantir o acesso igualitário da população às políticas públicas. Igualmente, o CAU enfatiza a importância de o futuro gestor garantir maior participação popular nas decisões relacionadas às políticas públicas. Ao todo, a carta apresenta 53 propostas.

Clique aqui para visualizar a carta na íntegra.

Elaborada pelo CAU/BR em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Carta Aberta é fruto do “Seminário Nacional de Política Urbana: por cidades humanas, justas e sustentáveis”, que foi realizado nos dias 3 e 4 de julho, em São Paulo (SP).

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023