Destaque

CAU e UFG firmam parceria em prol de assistência técnica para refugiados

Com o objetivo de promover a assistência técnica pública e gratuita para famílias de refugiadosem Goiás, o CAU/GO e a UFG firmaram na quarta-feira, 3, um Acordo de Cooperação Técnica. O documento foi assinado na sede do Conselho pela reitora da universidade, professora Angelita Pereira de Lima, e o presidente da autarquia, Fernando Chapadeiro.

Também participaram do encontro a arquiteta e urbanista Suzete Bessa, professora da UFG – Campus Goiás, coordenadora do projeto de extensão da Cátedra Sérgio V. de Mello (ONU) e coordenadora do grupo de pesquisa e extensão Arquitetura Resiliente; a gerente geral do CAU/GO, Isabel Barêa, e a assessora institucional do Conselho, Maria Ester de Souza.

A partir da parceria, o CAU/GO deverá realizar um concurso público de projeto arquitetônico para moradias destinadas a comunidades de refugiados. O Termo de Referência do certame será definido conjuntamente por ambas as instituições, principalmente no que diz respeito ao Programa de Necessidades, às tipologias que poderão ser propostas, aos quesitos de sustentabilidade dos projetos, à execução e manutenção de fachadas e outras especificações técnicas.

“Esse é o ínicio de uma parceria promissora. É uma satisfação enorme promover, juntamente com a UFG, concurso de tanta relevância”, afirmou o presidente do CAU/GO, Fernando Chapadeiro. “Na oportunidade, apresentamos à reitora a sede do CAU/GO, resultado também de um concurso público, reforçando a importância dessa modalidade de licitação.”

“Acredito que a iniciativa possa apresentar não só a Goiânia e a Goiás, mas a todo o País, uma alternativa humanizada de abrigamento de refugiados”, afirmou a reitora Angelita Pereira de Lima. “Esse é o principal objetivo desse convênio.” Para a gestora da universidade, além de contribuir para melhorar a qualidade de vida de refugiadas e refugiados em Goiás, a iniciativa tem também o papel de incentivar políticas públicas em prol dos direitos humanos.

Caberá à UFG identificar a condição das populações de refugiados no Estado de Goiás, no âmbito de suas pesquisas relacionadas ao tema.

O projeto vencedor do concurso oportunamente deverá ser encaminhado para implementação dos órgãos responsáveis pelos programas municipais, estaduais e federais.

Confira aqui o documento completo.

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023