Destaque

CAU busca “boas práticas urbanas” com potencial para virar política pública

Você conhece alguma iniciativa que tem potencial para virar política pública e ser replicada em todo o país? O CAU Brasil e as entidades que compõem o CEAU querem mobilizar toda a sociedade para propor ideias para compor os programas de governo das candidaturas às eleições de 2022. Para isso, abrirá em meados de maio uma chamada pública de “boas práticas “ que solucionaram problemas coletivos nas cidades.

Os exemplos, que podem ser os mais diversos relacionados à boa atuação em arquitetura e urbanismo, comporão o acervo de boas práticas do hotsite da Carta Aberta aos (às) Candidatos (as) nas Eleições de 2022. Acesse aqui.

Com a iniciativa, a Comissão Relações Institucionais do CAU Brasil e as entidades do CEAU envolvidas na campanha da Carta aos Candidatos pretendem apresentar soluções palpáveis elaboradas por cidadãos e cidadãs, organizações e órgãos públicos já colocadas em práticas em nossas cidades e regiões. 

Poderão participar da chamada organizações da sociedade civil, cidadãos e cidadãs de todo o país. Os casos e projetos apresentados deverão se relacionar com um dos subtemas da carta disponível no hotsite. São eles:

A – Planejamento das cidades e de regiões
B-  Habitação, Saúde Pública e Meio Ambiente
C – Organização e Políticas de Estado
D – Valorização da Arquitetura e Urbanismo
E – Tributos e Trabalho
F – Educação
G – Relação com a Sociedade

Se você está interessado (a) em participar, inicie de imediato a organização do material a ser enviado tão logo a chamada passe a vigorar.

Os cases deverão ser apresentados em textos de até 5.000 caracteres trazendo um resumo da contribuição, deverá ser indicado ainda o endereço do local da proposta (para aquelas que se apliquem a um território maior, bairro, cidade, basta indicar algum endereço central) e a ficha técnica de autores/responsáveis.

Junto poderão ser incluídas até 4 fotos/ilustrações (formato JPG, de até 10mb cada). Também será possível a inserção de links para a exibição de vídeos.

O hotsite da Carta Aberta aos Candidatos concentra as propostas dos arquitetos e urbanistas para embasar políticas públicas capazes de impactar questões estruturais no território brasileiro. Além disso, a partir de maio a plataforma incorporará as “boas práticas” e mais textos/vídeos de especialistas nos diversos eixos da Carta, com reflexões sobre os temas, bem como escritos de cidadãos e cidadãs que queiram se somar ao debate.

O documento é assinado pelas entidades que compõem o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU) do CAU Brasil: IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas) e FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo).

Fonte: CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023