Destaque

Profissional, saiba como registrar sua empresa no CAU

O Estado de Goiás tem atualmente 814 empresas ativas registradas no CAU. O número de registro de pessoas jurídicas cresceu 10,2% em relação a 2022. Para solicitar o registro, o profissional deve acessar o menu “Acesso Rápido” da área pública do SICCAU, clicar em “Solicitar Registro de Empresa”, preencher o requerimento e encaminhar toda a documentação digitalizada. A solicitação é gratuita. Clique aqui.

Atenção! O Registro de Pessoa Jurídica junto ao CAU deve ser feito por toda empresa que presta serviços de Arquitetura e Urbanismo, de acordo com a legislação vigente, sendo obrigatória a indicação de um responsável técnico arquiteto e urbanista para garantir o exercício regular das atividades.

O processo pode levar até 30 dias e, assim que o processo for concluído, o solicitante será informado por e-mail. Após a conclusão do registro, o profissional receberá a senha de acesso ao SICCAU.
Confira os documentos necessários para a solicitação do registro da sua empresa:

• Ato constitutivo, devidamente registrado no órgão competente, incluindo as alterações – ou, se for o caso, a consolidação e as alterações posteriores;

• Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);

• Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) de Cargo ou Função do arquiteto e urbanista indicado como responsável técnico.

• O comprovante de vínculo entre a Pessoa Jurídica e o arquiteto somente é necessário caso o arquiteto indicado como responsável não seja sócio da empresa. Nesse caso, o comprovante pode ser: carteira de trabalho e previdência social (CTPS); contrato de prestação de serviços; portaria de nomeação ou termo de exercício no Serviço Público etc.As empresas individuais de Arquitetura e Urbanismo, cujos donos sejam o arquiteto e urbanista responsável técnico, têm desconto especial de 90% da anuidade do CAU.

A regularização de sua empresa estabelece uma maior segurança e pode gerar mais oportunidades de parcerias e contratos, além de outros benefícios, como linhas de crédito e subsídios do governo. Caso você ainda não tenha uma empresa e deseja iniciar seu negócio, clique aqui e aqui para algumas dicas do Sebrae.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada