Premiação

Nobel da Arquitetura: Riken Yamamoto é o vencedor do Prêmio Pritzker 2024

Riken Yamamoto é o nono arquiteto japonês a ser laureado com o Prêmio Pritzker. Foto: Tom Welsh

O arquiteto Riken Yamamoto é o vencedor do Prêmio Pritzker 2024, considerado o Nobel da Arquitetura. A organizadora da premiação realizou o anúncio nesta terça-feira (05).

O comunicado do prêmio revela que Yamamoto foi escolhido “principalmente por nos lembrar que na arquitetura, assim como na democracia, os espaços devem ser criados pela vontade do povo”. O texto também elogia o “estilo tranquilizador” do profissional. “Riken Yamamoto, arquiteto e militante social”, cria “sociedades harmônicas apesar da diversidade de identidades, economias, políticas, infraestruturas e residências”, destaca a publicação.

Yamamoto receberá o prêmio durante a 46ª cerimônia do Prêmio Pritzker, em Chicago, no primeiro semestre deste ano.

Nascido em Pequim, na China, em 1945, Riken Yamamoto mudou-se para Yokohama, no Japão, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, onde reside atualmente. Entre os trabalhos mais notáveis de Yamamoto estão a Universidade Nagoya Zokei, no Japão, concluída em 2022; o THE CIRCLE, no aeroporto de Zurique, na Suíça, finalizada em 2020; e a Biblioteca de Tianjin, inaugurada na China, em 2012.

Prêmio Pritzker
Principal honraria da Arquitetura, o Prêmio Pritzker foi criado em 1979 pelo empresário Jay Pritzker. Até hoje, dois arquitetos e urbanistas brasileiros conquistaram o título: Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006).

Ecoms House, projeto de Riken Yamamoto. Foto: Shinkenchiku Sha

 

Jian Wai SOHO. Foto: Tomio Ohashi

 

Nagoya Zokei University. Foto: Shinkenchiku Sha

Hiroshima Nishi Fire Station. Foto: Tomio Ohashi

 

Yokosuka Museum of Art. Foto: Tomio Ohashi

 

Com informações de agências internacionais de notícias.

Fonte: CAU/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

No data was found