SEMINÁRIO

Conselho participa de seminário sobre acervos e arquivos de Urbanismo, em Brasília

A presidente do CAU/GO, Simone Buiate, participa na próxima semana do 2º Seminário TOPOS – “Acervos e arquivos de Urbanismo: saberes, manejos e feitos”, que ocorre em formato híbrido nos dias 4 e 5 de abril de 2024. O evento é realizado pelo grupo de pesquisa TOPOS – Paisagem, Projeto e Planejamento da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB).

Coordenado pelos professores doutores Carlos Henrique de Lima, Carolina Pescatori, Paola Ferrari e Ricardo Trevisan, o seminário contará com a participação da arquiteta e urbanista Anamaria Diniz, que abordará sobre o acervo de Attilio Corrêa Lima na Mesa Temática 3, na sexta-feira, 5. O evento tem patrocínio do CAU/BR e CAU/DF.

Acervos e arquivos são importantes por reunir, preservar e tornar acessível a memória e a trajetória de uma instituição, uma organização, um grupo de indivíduos, uma pessoa, um artefato. Diante do conjunto documental, dados e informações podem ser encontrados e utilizados por aqueles interessados seja em reconstituir uma história, obliterada pelo passar do tempo, seja para compreender o presente e dele traçar futuros possíveis. Mas como organizar, tratar, acondicionar e publicizar tantos documentos? Para quê e para quem servem acervos e arquivos? Quais as especificidades de um acervo ou um arquivo de Urbanismo?

Além de buscar respostas a esses questionamentos, o evento busca reunir pesquisadores, estudiosos, professores, estudantes e gestores em torno de três eixos balizadores do tema apresentado:

  1. Saberes – Acervos e arquivos de Urbanismo para quê e para quem?
  2. Manejos – Tipos de documentos, práticas e cuidados;
  3. Feitos – Casos, experiências e perspectivas.

Clique aqui para se inscrever.

Confira a programação completa (clique aqui).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

No data was found