Notícias CAU/GO

Acompanhe a primeira live da Campanha “Mais Arquitetos” nesta quinta, 10

Na próxima quinta-feira, 10 de junho, o CAU/BR realizará uma “live” reunindo a conselheira federal Camila Leal, representante da Paraíba; a influenciadora digital Amanda Dias (@granapretaoficial), de Salvador; e a arquiteta e urbanista Riva Feitoza, de Sergipe. A conversa será transmitida ao vivo entre as 19h e 20h pelas contas do Instagram e Facebook do CAU/BR.

A live, primeira de uma série de quatro edições, é uma nova etapa da campanha “Mais Arquitetos” que o Conselho iniciou em abril. A campanha é um esforço da autarquia em defesa da moradia digna para todos, e mais especificamente pela implementação efetiva da Lei da Athis (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social) pelos Municípios brasileiros. Nessa primeira etapa, influenciadores digitais movimentaram suas redes sociais com postagens sobre o tema da campanha, enfatizando a relação entre habitação e saúde pública.

Conheça as participantes:

Jornalista, empreendedora social e palestrante, Amanda Dias é a idealizadora do perfil @granapretaoficial, no qual orienta e informa sobre o que chama de finanças reais. A influenciadora disponibiliza para seus seguidores uma gama de conteúdos sobre organização e planejamento financeiro. Seu lema é: “Educação financeira para emancipar”.

A arquiteta e urbanista sergipana Rivanilde Cardoso Araújo Feitoza atua há 14 anos na área do design e arquitetura social. É formada em Técnico de Edificações e Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) e em Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes. Também é especialista em Perícia em Laudos de Engenharia. Riva, como é conhecida, já atuava com Athis mesmo antes de saber que existia um nome para a arquitetura que procurava melhorar a vida das pessoas como ela própria, moradora da periferia. “Éramos onze pessoas numa casa de 18m², sem banheiro”, conta. “A periferia é um lugar que precisa de nós, profissionais da arquitetura. Temos que entrar nesses lugares com o olhar das potencialidades, e não só das problemáticas”, afirma.

A conselheira Camila Leal Costa é graduada pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e mestre em Desenvolvimento Urbano (2013) com formação complementar no curso de Especialización en Urbanismo y Desarrollo Sostenible pelo Centro Iberoamericano de Gobernabilidad, Administración y Políticas Públicas Locales, na Espanha. Atua na docência desde 2012 e foi diretora do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) na Paraíba. Atuou na elaboração dos Planos de Habitação de Interesse Social nas cidades de Caraúbas (RN) e Alhandra (PB).

Campanha
A Campanha Mais Arquitetos entende a defesa da implementação da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social como prioridade absoluta em tempos de pandemia.​ Para promover esta cultura, procura abranger tanto arquitetos e urbanistas quanto gestores públicos e moradores de comunidades que necessitam de melhorias em suas habitações.​ Saiba mais no hotsite (clique aqui). 

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11