Notícias CAU/GO

Acessibilidade é tema de exposição no SESC em Goiânia e Anápolis

Com o objetivo de trazer à população reflexões acerca da acessibilidade, a Exposição Cidade + Arte Acessível será realizada em Goiânia e Anápolis a partir da próxima semana. Com conteúdo educativo e interativo, o evento acontece de 9 a 13 de agosto, no SESC Faiçalville, na capital; e de 16 a 20 no SESC Anápolis.

Mais de um bilhão de pessoas, 15% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde, são pessoas com deficiência. No Brasil, esse número chega a quase 25% da população (IBGE, 2010). Mesmo assim, elas não fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas, por conta de diversas barreiras, como o preconceito e a discriminação.

Protagonizada por pessoas com deficiência – de diferentes idades, raças, gêneros e orientações sexuais – a exposição aborda a acessibilidade e inclusão em espaços culturais e urbanos e o tema anticapacitismo, por meio de instalações artísticas interativas e conteúdo audiovisual que reúne depoimentos de professores, artistas, influenciadores digitais e jornalistas e militantes.

Serão realizadas rodas de conversas no formato presencial com transmissão online e mediação virtual que será feita pela jornalista Lucília Machado, diretora da Acessar e apresentadora do Podcast “Acessando Lucília” que participou da versão virtual também. A roda de conversa será realizada no dia 13 de agosto, em Goiânia, e no dia 20 de agosto, em Anápolis.

Todo o conteúdo é acessível, com audiodescrição, tradução para libras, contraste de cores e linguagem simplificada.

As atividades oferecidas na programação são gratuitas e de acesso irrestrito. O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo; e tem o patrocínio das empresas Sotreq e Mercer.

As visitações poderão ser feitas de terça a sexta das 10h às 17h, na sede do Serviço Social do Comércio (SESC) de Goiânia, no setor Faiçalville e também no SESC na unidade de Anápolis.  

Histórico
A Mais Folguedos é a realizadora da Exposição Cidade + Arte Acessível que teve sua primeira edição em 2014, em uma versão presencial interativa produzida na Casa da Ciência da UFRJ. Em 2018, uma nova montagem foi realizada no Museu da Vida na Fiocruz. Mais de 20 mil pessoas visitaram a exposição ao longo dos anos. 

Em 2021 foi lançada a edição virtual www.cidadeacessível.com.br com participações de Hilda Gomes, educadora, integrante do GT Acessibilidade do Museu da Vida e do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência; Emmanuel Castro do “Vale PCD”, primeiro coletivo voltado para o protagonismo de pessoas com deficiência LGBT no Brasil; e a influenciadora, para ciclista e bailarina Paula Ferrari dentre outros.

Serviço:
Exposição Cidade + Arte Acessível

Goiânia
Data: 9 a 13 de agosto
Local: SESC Faiçalville
Roda de Conversa: 13 de agosto, 15h

Anápolis
Data: 16 a 20 de agosto
Local: SESC Anápolis
Roda de conversa: 20 de agosto, 15h

> Horário de funcionamento: Terça a sexta, 10h-17h

Informações: (21) 99152-0269 (whatsapp)

MAIS SOBRE: Acessibilidade

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11