Destaque

Fiscalização do CAU/GO soma 554 relatórios de atividades em 2018

O ano de 2018 foi marcado por atividades diversificadas na Fiscalização do CAU/GO. Palestras de conscientização a universitários de Arquitetura e Urbanismo, viagens para supervisionar obras e ações no interior e na Região Metropolitana de Goiânia, e contribuições em reuniões plenárias foram algumas das atividades desenvolvidas pelos profissionais da área.

Os municípios que receberam as visitas dos analistas fiscais do CAU foram Guapó, Jataí, Itumbiara, Terezópolis, Catalão, Anápolis, Rio Verde, Hidrolândia, Nerópolis, Aparecida de Goiânia, Morrinhos, Caldas Novas, Trindade e Aragoiânia. A fiscalização também atuou em eventos ligados à Arquitetura, como a Casa Cor, em Goiânia, e Mostra Kzulo, em Anápolis.

Vale ressaltar que o trabalho de fiscalização não se restringe à averiguação da regularidade das obras in loco, sendo feito também de forma online, utilizando ferramentas como o Siccau, banco de dados da Assecc, e o IGEO (Sistema de Inteligência Geográfica do CAU), por exemplo, que possibilitam a obtenção de um panorama geral das situações das obras e de seus responsáveis.

Quanto às denúncias recebidas, exercício ilegal predominou, sendo o principal motivo das 61 queixas protocoladas. “Metade das denúncias apuradas foram por exercício ilegal da profissão, mas também houve casos de improcedência, onde pessoas denunciaram situações que extrapolam as competências do Conselho”, explica o gerente de Fiscalização, Edinei Barros. Nesse casos, em que há descumprimento da legislação urbana vigente, as denúncias são encaminhadas à Prefeitura para que sejam tomadas as providências.

De acordo com relatório anual, dados comparativos apontam que, de janeiro a novembro, as atividades da AFISC dobraram em todos os campos, em relação ao mesmo período de 2014. “Acredito que isso se deve a metodologias de trabalho mais eficazes e novas ferramentas implementadas que auxiliaram nossa equipe, gerando, assim, mais eficiência”, avalia Edinei.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada