Destaque

Arquitetura de Interiores: Fiscalização do CAU/GO na CASACOR Goiás 2021

Fachada CASACOR Goiás 2021, arquiteto e urbanista Pedro Nogueira. Foto: Edgar César

Com o trabalho de 59 arquitetos, entre outros profissionais, a mostra CASACOR Goiás 2021 segue em Goiânia até o próximo domingo, dia 17. Reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura e decoração das Américas, a CASACOR tem como tema em Goiás a ‘Casa Original’, cuja inspiração surgiu de reflexões sobre o mundo tecnológico e contemporâneo. Anualmente, o evento reúne renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas em 21 praças nacionais e mais seis internacionais.

Clique aqui e confira todos os ambientes da CASACOR Goiás 2021!

Na última sexta-feira, dia 8, as conselheiras do CAU/GO Anna Carolina Cruz e Camila Dias prestigiaram na CASACOR o lançamento da mais recente edição da revista Zelo. Anna Carolina Cruz assina um artigo na publicação, que trata sobre a importância de o design biofílico, inspirado na natureza, influenciar a prática da Arquitetura e Urbanismo.

Fiscalização
Como de praxe, a Fiscalização do CAU/GO solicitou os Registros de Responsabilidade Técnica de todos os 45 ambientes da exposição. No caso dos espaços de autoria de profissionais de outras áreas, como Design de Ambientes, foram solicitados os RRTs ou ARTs de execução. A administração da mostra garantiu a responsabilidade técnica para os espaços de circulação e outros ambientes de uso comum. Nesta edição da CASACOR Goiás, até o momento foram emitidos 34 RRTs de projeto e 17 RRTs de execução.

No caso de RRT de projeto, o objetivo é a comprovação de autoria, importante tanto para o profissional, quanto para o contratante. O RRT também permite que o arquiteto emita uma Certidão de Acervo Técnico (CAT) e constitua seu acervo profissional. Por isso, para um ambiente com mais de um arquiteto responsável, é necessária a emissão do RRT de projeto para cada profissional.

Já no caso do RRT de execução, a principal finalidade é garantir a segurança das pessoas e prevenir a ocorrência de acidentes. Com a fiscalização da emissão dos RRTs, seja de projeto ou de execução, o CAU visa, além disso, combater o exercício ilegal da profissão.

Temática
‘A Casa Original’, segundo Eliane Martins, franqueada da CASACOR Goiás ao lado da sócia, arquiteta e urbanista Sheila de Podestá, é uma resposta ao avanço da modernidade, a necessidade de estar sempre conectado e em constante mudança. “Isso também nos causa uma sensação de instabilidade. Seja pelo ímpeto de acompanhar os passos dessa rápida evolução ou pelo sentimento que brota das consequências que ela causa”, afirma.

“A Casa Original vem justamente da urgência de encontrar uma resposta para essa questão: por meio da criatividade e do retorno às origens, buscando na terra, na ancestralidade e na simplicidade encontrar um equilíbrio entre o passado e o futuro.”

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023