Notícias CAU/GO

UFG realiza exposição virtual “Rosa Kliass, revelando paisagens brasileiras”

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza no dia 7 de abril, quinta-feira, a abertura da exposição virtual “Rosa Kliass, revelando paisagens brasileiras”. O evento online começará às 14h, no canal do Youtube da UFG.

Rosa Grena Kliass é considerada uma das mais importantes arquitetas paisagistas brasileiras e uma referência mundial. A exposição virtual traz um lado pouco conhecido de sua extensa produção, revelando paisagens brasileiras do Norte e Nordeste do Brasil.

Em Goiás, Rosa Kliass participou do projeto do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns, junto aos escritórios Grupo Quatro e Gorski Barbieri.

“Rosa trouxe grandes contribuições para o campo disciplinar da Arquitetura da Paisagem, ao se predispor a desbravar as diferentes paisagens que compõem o nosso país e a lutar pela existência de espaços públicos de excelência”, afirma a professora Camila Gomes Sant’Anna, professora da UFG – Regional Goiás e organizadora da exposição, junto a diversas outras instituições.

O evento é realizado em uma parceria da UFG com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Porto (Portugal), Instituto Camões, União Internacional de Arquitetos, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas e Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas.

A exposição virtual é parte do “Seminário Paisagens de Aquém e Além Mar“, que ocorreu de 16 de setembro a 9 de dezembro de 2021, mas que permanece disponível online. O objetivo do projeto é promover um diálogo sobre as paisagens portuguesas e brasileiras, a partir do olhar de diversos especialistas nacionais e internacionais e da experiência e vivência dos participantes brasileiros e portugueses.

Em 2022, Rosa Kliass concorre ao prêmio Jellicoe, honraria anual concedida pela Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas (IFLA) em homenagem às contribuições dos profissionais para esse campo de atuação.

Clique aqui para acompanhar o evento.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11