Destaque

Seminário discute projetos para o Jardim Botânico de Goiânia

Início dos debates: reunião na administração do Jardim Botânico

O CAU/GO, em parceria com o Jardim Botânico de Goiânia e com a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), promoveu, nos dias 9 e 10 de junho, o Seminário Ordenamento Legal e Gestão de Jardins Botânicos no Brasil. No dia 9, um grupo formado por profissionais que atuam na área ambiental, incluindo o Presidente do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, João Neves Toledo, e a Gerente do Jardim Botânico do Recife, Zenaide Nunes Magalhães de Araújo, realizou uma visita técnica ao Jardim Botânico da capital.

O grupo conheceu uma parte da área que soma cerca de um milhão de m². Ciceroneados pelo seu Diretor, Ary Soares, e funcionários do órgão, os técnicos conheceram o viveiro de plantas medicinais, espécies típicas da flora goiana e discutiram diversos aspectos que possam estruturar o local, meios de catalogar e conservar as espécies ali existentes, bem como meios de criar condições para pesquisas e novas coleções de plantas.

Ilha do Borboletário, onde planeja se implantar o projeto piloto

No dia 10 ocorreu a programação de exposições e de debates, no Auditório da AMMA, reunindo mais de 40 pessoas e contando com a participação de autoridades e especialistas, como o Presidente do CAU/GO, John Mivaldo da Silveira e Presidente da AMMA, Pedro Wilson. John Silveira falou sobre a relação entre a atividade do arquiteto e a luta pela preservação ambiental, dizendo que esta ligação ilustra bem o evento. Ele destacou também a importância da presença da RBJB, lembrando que uma rede regional irá contribuir para fortalecer a pesquisa e proteção da flora.

A primeira mesa-redonda, com o tema Redefinindo o Ordenamento Legal e a Gestão dos Jardins Botânicos no Brasil teve como palestrantes João Toledo e Zenaide de Araújo. João Toledo apresentou peculiaridades de todos os Jardins Botânicos do Brasil, enquanto Zenaide falou da experiência bem-sucedida do Jardim Botânico de Recife, gerido por ela há cerca de um ano e meio e que há seis meses foi aberto à visitação, reunindo uma média de mil pessoas por final de semana.

A segunda mesa-redonda abordou o tema Jardim Botânico de Goiânia – Presente e Futuro, tendo como debatedores o Diretor do Jardim Botânico, Ary Soares, e o Professor e criador do Herbário da UFG, o botânico Ângelo Rizzo. O evento contou também com a participação da arquiteta e paisagista Neusa Baiocchi, que falou sobre seu projeto inicial de 1976, destacando que nenhuma medida foi tomada pelo poder público municipal para preservar aquela área.

Zenaide Araújo, João Toledo, Ary Soares, Pedro Wilson e colaboradores formatam a Carta de Goiânia pelo ordenamento legal e gestão de Jardins Botânicos no Brasil

Foram debatidas possíveis estratégias para efetuar a implantação dos projetos no Jardim Botânico de Goiânia, que foi, segundo João Toledo, um das quatro instituições fundadoras da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, que hoje conta com 22 unidades. “O Jardim Botânico daqui já é um patrimônio. Essa preocupação do que vai acontecer ao Jardim Botânico é positiva”, pontuou o Presidente do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Jardins Botânicos. Ele destacou ainda que o ideal é que cada grande cidade tivesse um Jardim Botânico, visto que a pesquisa in situ é ideal para a conservação da biodiversidade.

Na ocasião, foi formado também o Comitê Consultivo do Jardim Botânico de Goiânia, integrado pelo CAU/GO, RJBJ e outros membros que serão indicados pela AMMA. A proposta do Comitê será enviada ao Prefeito Paulo Garcia e, caso seja aprovada, irá tramitar na Câmara Municipal.

Diretor do Jardim Botânico, Ary Soares, Presidente da Amma, Pedro Wilson, Presidente do CAU/GO, John Silveira e Presidente do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, João Toledo na abertura dos debates

Outras fotos podem ser conferidas na Galeria de Fotos. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada