Destaque

Seminário da UFG trata sobre refugiados, tema de concurso do CAU/GO

Nesta quarta, 28, tem início o XIII Seminário Nacional das Cátedras Sérgio Vieira de Melo (CSVM), realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) até o dia 30, sexta-feira. Com o tema “Esse muro entre nós, racismo e xenofobia no contexto de refúgio”, que propõe a discussão sobre a situação dos refugiados no Brasil, o evento tem relação com o Concurso Nacional de Projeto para Arquitetura Humanitária, realizado pelo CAU/GO em parceria com a UFG. O concurso recebe propostas até o dia 10/10.

A abertura do evento acontece às 18h, em formato híbrido. Presencialmente, ocorrerá no Centro Cultural da UFG, na Praça Universitária, Goiânia. A transmissão se dará através do canal da UFG no Youtube.

Clique aqui e confira toda a programação.

Está prevista para a abertura nesta quarta-feira a apresentação do Relatório Anual 2022 da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, com André Madureira e William Laureano, representantes da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Também será lançada no evento a campanha #RacismoNao #XenofobiaNao.

O seminário é gratuito. Para obter certificado de participação, os interessados devem realizar um cadastro em link que será disponibilizado a cada evento da programação, no chat do YouTube.

Contexto
Neste ano, se comemora o aniversário de 25 anos da Lei de Refúgio, considerada moderna e modelo para outros países. O Brasil é uma das nações que possui as leis de acolhimento a refugiados mais bem estruturadas na atualidade, o que o torna um destino estimado por refugiados – principalmente venezuelanos e haitianos.

Segundo informações da CSVM-UFG, a necessidade de se discutir o racismo e a xenofobia é urgente e o seminário visa a reflexão em busca de soluções para as questões que afetam os refugiados no Brasil.

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023