Destaque

Semana de Arquitetura e Urbanismo 2014 será em homenagem a Lelé Filgueiras

Neste ano, a Semana de Arquitetura e Urbanismo, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) desde 2012, começa no dia 9 e vai até o dia 17 de dezembro. A celebração do Dia do Arquiteto e Urbanista passou a ser em 15 de dezembro a partir da regulamentação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, em lembrança ao nascimento de Oscar Niemeyer. Em Goiás, o CAU começou a funcionar em 2011, sob o comando de John Mivaldo da Silveira.

Na programação da Semana de Arquitetura e Urbanismo, no dia 9, haverá uma palestra com os engenheiros civis Tatiana Jucá e Fausto Carraro, com o tema Norma de Desempenho Aplicada ao Arquiteto. A palestra será ministrada na sede da Fieg, na Av. Araguaia, no setor Leste Vila Nova, às 18h30. Pelo terceiro ano consecutivo, a solenidade festiva será realizada no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, no dia 13 de dezembro, onde haverá uma homenagem ao arquiteto carioca João da Gama Filgueiras Lima, popularmente conhecido como Lelé Filgueiras, falecido em 21 de maio deste ano.

Considerado por Lúcio Costa um dos três mais importantes nomes da Arquitetura Modernista Brasileira, Léle foi responsável por obras que transformaram a forma como o Brasil olhava sua Arquitetura. Sua obra é reconhecida especialmente pelo conjunto de projetos que desenvolveu junto à Rede Sarah de hospitais. A maior parte de suas obras encontra-se fora do eixo Rio – São Paulo, especialmente nos estados da região Nordeste do País.

Em Goiás, Lelé também projetou cinco obras, sendo apenas uma em Goiânia, a sede do IAB-GO, ainda não concluída. Três outros projetos se encontram na cidade de Abadiânia: um centro comercial, uma escola rural e uma ponte. Ele fez ainda o projeto da primeira lanchonete Jerivá, na BR 153, entre Anápolis e Brasília.

Na ocasião, serão apresentados ao público os nove conselheiros eleitos do CAU/GO, que irão assumir os rumos da instituição no triênio 2015/2017. O evento contará ainda com o lançamento do catálogo Ocupa Goiânia, uma iniciativa idealizada pelo CAU/GO para comemorar o aniversário da capital, que reuniu ações culturais e artísticas de apropriação urbana, realizadas por 25 coletivos.

E no dia 17, encerrando as atividades da Semana de Arquitetura e Urbanismo, haverá a Plenária Ampliada, na sede do CAU/GOcom a diplomação e posse dos conselheiros eleitos nas últimas eleições.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada