Destaque

Projeto Amazônia 2040 ocorre no mês de fevereiro, em Manaus

A capital do Amazonas, Manaus, receberá profissionais de arquitetura, urbanismo, ambientalistas, estudantes universitários e interessados em participar do seminário Projeto Amazônia 2040 – Arquitetura e Urbanismo para um futuro sustentável. O evento, preparatório para o UIA Copenhagen 2023, acontecerá no dia 8 de fevereiro, de 8h às 20h, no Palácio Rio Negro (Av. Sete de Setembro, 1546, Centro).

O seminário é uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil), por meio da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA) e da Comissão Especial de Relações Institucionais (CRI), juntamente com os CAU UFs que estão em estados da Amazônia Legal Brasileira e com as demais entidades que compõe o CEAU.

“O mundo está nos perguntando o que estamos fazendo em relação à Amazônia. Este seminário é importante para fazermos um balanço daquilo que está sendo produzido como propostas para urbanizar a Amazônia com sustentabilidade.  Este conteúdo será compartilhado no 28º Congresso Internacional de Arquitetos que a UIA promoverá em 2023 em Copenhage com o tema ‘Futuros sustentáveis – Não deixe ninguém para trás’. O Congresso se propõe a ser  uma vitrine de ideias e soluções a partir da arquitetura e urbanismo para o futuro sustentável”, afirmou a presidente do CAU Brasil Nadia Somekh.

A programação do evento inclui mesa de abertura; debate sobre Amazônia, Território Brasileiro e Fronteiras; discussões sobre a realidade da Amazônia Legal Brasileira, mesa de debate sobre projetos dos CAU UF e lançamento do chamamento de boas práticas.

Em breve será divulgada a programação completa do evento que será gravado e posteriormente inserido  no canal do YouTube do CAU Brasil.

O Projeto Amazônia
Com o objetivo de desenvolver a leitura das principais problemáticas existentes nos âmbitos da ocupação do território, da moradia e das questões ambientais na Amazônia Legal, verificando as possíveis atuações da arquitetura e urbanismo e com o intuito de captação de recursos que propiciem a assessoria técnica, a regularização fundiária e as necessárias capacitações na área de arquitetura e urbanismo, o Projeto está focado nos âmbitos da ocupação do território (planejamento do uso e ocupação e regularização fundiária), da edificação (tipologia, materiais e técnicas construtivas) e do meio ambiente (relações com o ambiente natural e saneamento).

CAU Brasil em Manaus
Além do seminário Projeto Amazônia 2040 – Arquitetura e Urbanismo para um futuro sustentável, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil promoverá diversas atividades entre os dias 7 e 10 de fevereiro, em Manaus. Em breve mais detalhes com locais e programação completa sobre cada encontro. São eles:

07/02 – 124ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor: 9h às 18h
07/02 – Encontro Nacional CPUAs: 9h às 18h
08/02 – Encontro Preparatório para o Congresso Mundial de Arquitetos 2023: 8h30 – 20h
08/02 –  Reunião Ordinária CEAU/BR: 19h – 21h
09/02 – 133ª Plenária Ordinária CAU/BR: 09h – 18h
09/02 – Fórum de Presidentes dos CAU/UF
10/02 – 43ª Plenária Ampliada CAU/BR: 09h – 18h

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano