Destaque

Professora da UFG, Eline Caixeta lança livro sobre setor Sul, apoiado pelo CAU/GO

Nesta segunda-feira, 14, a arquiteta e urbanista Eline Caixeta, doutora em História da Arquitetura e da Cidade e professora da FAV/UFG, lança a publicação “Setor Sul: Processo de Formação do Espaço Urbano”. O lançamento virtual será realizado pela plataforma Google Meet, a partir das 18h, e é aberto a todos os interessados (clique aqui para participar). Na ocasião, será realizado um bate papo com moradores da comunidade.

O e-book foi patrocinado pelo CAU/GO, por meio do edital de fomento de 2021.

“Como bem patrimonial construído, o setor Sul tem sido laboratório de estudos, reflexões e debates sobre o pensamento urbanístico dos profissionais que o conceberam”, escreveu a conselheira Celina Manso, na abertura do livro. Segundo a arquiteta e urbanista, dessa forma é possível conhecer e refletir sobre como o urbanismo moderno assimilou, na capital goiana, a proposta de cidade-jardim e suas variantes.

Para Celina Manso, as áreas verdes e espaços livres do setor Sul, que tornam o bairro uma área especial de interesse urbanístico, além de patrimônio ambiental e cultural, são mais uma importante razão para o setor Sul ser objeto de registros como a publicação da professora Eline Caixeta.

Fruto de pesquisa realizada pela arquiteta durante sua graduação, enriquecida com sua experiência e pesquisas sobre o Setor Sul nos últimos dez anos, a publicação trata sobre o processo de formação e apropriação do bairro, contradições entre sua concepção e sua realização como espaço urbano. Partes do texto são baseadas em entrevistas com moradores e registros feitos há quase quatro décadas, o que confere ao livro um caráter de documento histórico.

Seu posfácio traz uma leitura sobre a problemática atual do bairro, instigando o leitor a refletir sobre os impactos dessa formação em seu futuro.

O e-book já está disponível no site do Centro Editorial e Gráfico da UFG e no site da FAV (clique aqui).

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano