Destaque

Primeira arquiteta a ocupar o cargo, Maria Elisa Baptista assume presidência do IAB

A arquiteta e urbanista Maria Elisa Baptista é a nova presidente da Direção Nacional do IAB. Ela sucede a Nivaldo Andrade, cujo mandato se encerrou em 26/09/20.

É a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo. A composição completa da nova direção é essa:

Presidente Nacional
Maria Elisa Baptista – Departamento de Minas Gerais
Vice-Presidente Nacional
Rafael Pavan dos Passos – Departamento do Rio Grande do Sul
Secretário Geral
Cláudio Listher Marques Bahia – Departamento de Minas Gerais
Diretora Administrativo-financeira
Rosilene Guedes Souza – Departamento de Minas Gerais
Diretor Cultural
Luiz Eduardo Sarmento Araújo – Departamento do Distrito Federal
Vice Presidente Extraordinário de Relações Institucionais
Fernando Túlio Salva Rocha Franco – Departamento de São Paulo
Vice Presidente Extraordinária de Ações Afirmativas
Luiza Rego Dias Coelho – Departamento do Distrito Federal

Este grupo conduzirá o IAB pelos próximos três anos, quando a entidade comemorará o primeiro centenário de existência, em janeiro de 2021, e realizará o UIA2021RIO, em julho do mesmo ano.

Maria Elisa Baptista

Ex-conselheira federal do CAU/BR por MG, Maria Elisa Baptista é doutora em Urbanismo pelo PROURB-UFRJ (2011), mestre em Arquitetura e Urbanismo (2000) e graduada em Arquitetura e Urbanismo (1977) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora-adjunto nível IV, e foi coordenadora do Curso e Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura, atuando principalmente nos temas projeto de arquitetura, espaço público, reabilitação urbana e ensino.

A cerimônia de posse da nova gestão do IAB  foi realizada virtualmente, por meio da Internet,  com a presença dos presidentes da UIA, Thomas Vonier, e da FPAA, Fabián Farfán.

 
Nivaldo Andrade
 
Nivaldo Andrade participará da nova gestão na condição de Vice-Presidente Extraordinário Relações UIA2021RIO, para seguir contribuindo para a realização do 27. Congresso Mundial de Arquitetos. Em sua despedida, Nivaldo fez o seguinte pronunciamento:
 
“Em tempos de graves ameaças à democracia, às instituições, aos direitos humanos e à própria vida, os arquitetos e urbanistas têm uma importante missão a cumprir, criando espaços mais justos e inclusivos e defendendo a dignidade da população através da concepção e construção de soluções de habitação e infraestrutura que contemplem a todos e, em especial, àqueles em situação de vulnerabilidade econômica e social.
 
Neste contexto, acredito que seja um dos principais papéis do IAB estimular os arquitetos a não subestimarem seu poder de transformar as cidades e a sociedade, dando forma física a conceitos e ideias que promovam melhores condições de vida para todos. A pandemia do Covid-19, como outros momentos de crise no passado, demanda da nossa categoria criatividade, capacidade crítica, comprometimento social e ambiental e domínio técnico. É o momento de repensar nossas edificações e nossas cidades, adaptando o mundo a uma nova realidade. Ou seja, cumprindo o papel social que historicamente sempre coube à nossa profissão.
 
Contribuir para uma instituição como o IAB, prestes a se tornar centenária, defendendo os valores éticos e os princípios políticos que norteiam a entidade desde sua fundação, é, para mim, uma grande honra e, ao mesmo tempo, um grande desafio. Após três anos de dedicação, é o momento de outrxs colegas, igualmente comprometidxs, assumirem esse papel. A mim, só resta reconhecer as experiências e os aprendizados deste caminho, bem como agradecer a todos os membros da minha gestão que contribuíram para que possamos concluir esse triênio com a sensação de que conseguimos colocar mais alguns tijolos nessa monumental e sólida construção que é o Instituto de Arquitetos do Brasil”.
 
Fonte: CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada