Destaque

Presidentes dos CAU/UF reúnem-se com presidente do CAU/BR com pauta prioritária


Presidentes e conselheiros do CAU/BR e dos CAU/UF participaram na última semana da primeira reunião conjunta dos novos mandatos, que começam em 2021 e seguem até 2023. O encontro alinhou as pautas da nova presidente do CAU/BR, Nadia Somekh, com o Fórum de Presidentes dos CAU/UF, colegiado que reúne os 27 gestores dos conselhos estaduais. “Quero fazer um trabalho conjunto. Resoluções do CAU/BR têm que estar conectada com os executores, que são os conselhos estaduais e do Distrito Federal”, afirmou Nadia.

Para o presidente do CAU/GO, Fernando Chapadeiro, foi positiva a iniciativa da nova presidente de iniciar o diálogo com os CAU/UF tão logo assumiu o cargo. “Nadia Somekh nos trouxe ótimas expectativas para uma gestão nacional ativa e resolutiva”, afirmou. Segundo Chapadeiro, as demandas mais urgentes da reunião foram a imediata resolução dos problemas do SICCAU, o combate ao ensino à distância e a atuação do Conselho frente às atribuições dos arquitetos e urbanistas, que são afetadas por normas de outras entidades profissionais. Os presidentes dos CAU/UF apresentaram ao CAU/BR uma lista de dez demandas primordiais no total, visando o pleno desempenho das funções dos Conselhos – tanto o federal, quanto os estaduais.

Na véspera da reunião, o CAU/BR já emitira um comunicado destacando a segurança do SICCAU como primeira prioridade da gestão, e anunciando uma nova auditoria a ser realizada no sistema responsável pela emissão de RRT, Certidões, Carteiras Profissionais e demais documentos necessários ao exercício da Arquitetura e Urbanismo.

Nesta terça-feira, 26, o Conselho Diretor do CAU/BR , formado pelos coordenadores das nove comissões temáticas, junto aos representantes dos CAU/UF, irá definir as metas e indicadores estratégicos de ação do Conselho.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo possui uma estrutura federativa. O CAU/BR é a instância normativa e recursal. Ou seja, aprova as normas que regulam a profissão. Os CAU/UF são as instâncias executivas do CAU, às quais cabem as ações de fiscalização e atendimento direto aos arquitetos.

Com informações do CAU/BR.

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano