Destaque

Por que contratar um arquiteto e urbanista para compra de um terreno?

Antes de construir uma casa ou imóvel comercial, é necessário realizar a compra de um terreno adequado para o tipo de construção que deseja. Existe uma série de fatores que devem ser considerados como orientação solar, ventos dominantes para ventilação natural, topografia do terreno, drenagem, tipo de solo, vertentes de crescimento urbano, zoneamento, entre outros.

O arquiteto e urbanista é profissional técnico habilitado para realizar orientações prévias antes da compra do terreno ou realizar uma solicitação de orientação prévia a prefeitura, caso não existam parâmetros definidos para a zona em que o terreno se encontra.  Dessa forma, pode-se evitar problemas futuros com emissão de alvará de construção. 

Através de uma análise, o profissional elaborará um plano de ação ou um programa de necessidades, priorizando os desejos do cliente, o tipo da construção e o tamanho do lote. Para outros fatores característicos do terreno, existem uma série de soluções técnicas para cada demanda que o arquiteto e urbanista tem competência de implantar.

Um profissional técnico habilitado vai dizer se a região da casa ou prédio comercial vale o investimento, levando em conta fatores como a proximidade com supermercados e farmácias, e o acesso ao transporte público. Pode ainda analisar o mapeamento da cidade, em que constam informações sobre a rede de esgoto no local e até o risco de possíveis alagamentos.

Com a definição do tipo de construção adequada ao que é permitido para o terreno, uma análise da localidade, é a melhor maneira de se começar um projeto e futuramente ter uma edificação regularizada, adequada, funcional e bonita.

Fonte: CAU/MT

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023