Destaque

Para o CAU/GO, edifício do Jóquei deve ser mantido

O CAU/GO manifesta sua preocupação a respeito do futuro de um dos maiores patrimônios históricos e arquitetônicos da capital e do Estado: o Jóquei Clube de Goiás. Projetado em 1962 pelo maior nome vivo da arquitetura brasileira, Paulo Mendes da Rocha, a edificação integra o movimento moderno brasileiro, constitui a paisagem do Centro de Goiânia e faz parte da memória afetiva e da identidade do goianiense.

Conforme notícia publicada no jornal O Popular desta quinta, 30 de novembro, a assembleia de sócios do clube aprovou recentemente a proposta da atual diretoria, pela venda do local. A expectativa, segundo a reportagem, é de que a venda em si ocorra ainda neste ano. Para o CAU/GO, independentemente de quem venha a adquirir o local ou do uso que ele venha a ter, é primordial que seja garantida a integridade da estrutura da edificação tal qual ela é hoje.

Além do Jóquei Clube, Paulo Mendes desenvolveu em Goiânia o projeto arquitetônico do estádio Serra Dourada, da rodoviária e de uma residência localizada na rua 83, no Centro, mais tarde transformada em uma agência do Banco do Brasil.

Em fevereiro deste ano, Paulo Mendes recebeu a Medalha de Ouro Real concedida pelo Royal Institute of British Architects (Riba). “Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto de classe mundial e uma verdadeira lenda viva”, afirmou a presidente da entidade inglesa, na ocasião da premiação. O arquiteto também é detentor do Prêmio Pritzker (2006) – considerado o “Nobel” da Arquitetura – do Prêmio Mies van der Rohe (2000) e do Leão de Ouro da Bienal de Veneza (2016).

 

Crédito da imagem: Lucas Jordano

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano