Destaque

Nota de repúdio sobre a demolição do edifício da Celg no setor Oeste, em Goiânia

O CAU/GO repudia a decisão dos proprietários de proceder com a demolição da edificação que foi sede da antiga empresa Centrais Elétricas de Goiás (Celg), localizada na Av. Anhanguera, 7171, no setor Oeste em Goiânia.

Em 12 de março de 2020 a Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/GO (CPUA) encaminhou, à 15ª Promotoria de Justiça de Goiânia, pedido de providências quanto à depredação da edificação, considerando que o prédio está sob proteção, devido ao processo de tombamento solicitado pela Secretaria de Cultura de Goiás em junho de 2019.

A demolição do edifício representa um ataque frontal à história da nossa capital, uma vez que se trata de uma construção da década de 1950, projetada e executada por profissionais pioneiros na construção de nossa cidade, como o Eng. Oton Nascimento e o arquiteto e artista plástico Gustav Ritter. Com características modernistas, além do edifício ser um exemplar autêntico do modo de entender e fazer Arquitetura de uma época, sua localização é emblemática dentro de um circuito de outros espaços importantes na cidade como o Lago das Rosas, a antiga estação Rodoviária (hoje sede do Corpo de Bombeiros), o Teatro Incabado e o antigo edifício que abrigou a sede do Iplan, demolido no início dos anos 2000.

Não é a primeira vez que o patrimônio cultural edificado em nossa capital é desconsiderado pelas autoridades e que o patrimônio público é vendido como se o Estado não necessitasse de espaço livre ou construído para fazer funcionar suas atividades, ou como se a privatização dos serviços essenciais fosse solução para o desenvolvimento da cidade. O desaparecimento desta e de outras edificações na paisagem comprometem o conhecimento e o futuro de gerações que podem nunca ter acesso a esse tipo de cultura que foi a Arquitetura Moderna em nossa cidade.

Manifestamos, mais uma vez, repúdio e preocupação com o caminho que o desmonte dos serviços estatais, somado à demolição em massa de nossas edificações históricas, tem tomado nos últimos anos e seguimos solicitando ao Ministério Público que nos acompanhe em nossas lutas.

Outras manifestações do CAU/GO sobre o caso:
CAU pede providências ao MP sobre antiga sede da Celg, que foi depredada
Manifestação direcionada à 15ª Promotoria de Justiça de Goiânia (12/03/2020)
Parecer para Dossiê de Tombamento do edifício construído para sede da Celg – Arq. Urb. Lucas Jordano (12/05/2019)

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada