Destaque

Mobilidade é tema da Aula Magna com Gianpaolo Granato

28777066204_7a1d66d325_z
Foto: Cristiano Borges

Com a participação de mais de 600 estudantes, além de acadêmicos e profissionais, o CAU/GO realizou na última quinta (01/09) e sexta (02/09) a oitava edição da Aula Magna, com o tema mobilidade cicloviária. Ministrada pelo arquiteto e urbanista Gianpaolo Granato, a palestra reuniu alunos de todas as escolas de arquitetura de Goiás no Teatro PUC/GO, no campus V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), em Goiânia; e auditório do Senai, em Anápolis.

Gianpaolo trouxe para as aulas cases de projetos cicloviários que desenvolveu – na Avenida Paulista e na Avenida Bernardino de Campos, efetivados, e na Avenida Ricardo Jafet, que ainda não foi realizado. “É importante demonstrar como inserir uma ciclovia em um espaço urbano já consolidado, visto que a modificação destes espaços envolve questões políticas que se põe como obstáculo à execução do projeto”, explica Gianpaolo.

29113074220_ffee17226a_z
Foto: Cristiano Borges

O arquiteto, que atua no Studio GGA, em São Paulo, explanou sobre o processo de desenvolvimento das ciclovias aproveitando o espaço urbano de forma a melhorar a locomobilidade do pedestre. O palestrante expôs ainda desenhos urbanos para projetos cicloviários, além de comparativos de gastos sociais entre outros veículos e bicicletas, e maneiras de tornar uma ciclovia mais eficaz.

Arnaldo Mascarenhas Braga, presidente do CAU/GO, reforçou, em Goiânia, que a Aula Magna atende ao propósito do Conselho de orientar e disciplinar a profissão, aproximando a entidade dos estudantes e das instituições de ensino. Já Regina de Faria Brito, conselheira e coordenadora da CEPUA, esteve na edição da aula em Anápolis, e falou para os presentes sobre o Pacto pela Cidade, elaborado pelo CAU nacional e entregue aos candidatos prefeitáveis.

Ao final da aula, os presentes puderam fazer perguntas para Gianpaolo (Foto: Cristiano Borges)
Ao final da aula, os presentes puderam fazer perguntas para Gianpaolo (Foto: Cristiano Borges)

No encerramento de cada Aula Magna, o CAU/GO fez o sorteio de uma bolsa de estudo para um curso da Imageria Criativa. Foram apoiadores desta edição a Casa Mix, responsável pelo cenário em Goiânia, a Engie, maior geradora de energia privada do Brasil, além das instituições parceiras, PUC Goiás, UEG, ALFA, Faculdade Araguaia, FAMA, Fasem, Faculdades Objetivo, UFG, UniEvangélica e UNIP.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada