Destaque

Mapa da Arquitetura Social oferece panorama da ATHIS no Brasil

O CAU/BR lança nesta sexta-feira, 17 de junho, o novo hotsite da campanha Mais Arquitetos, e com ele, o Mapa da Arquitetura Social. O conteúdo faz parte do esforço empreendido pelo CAU/BR para ampliar a difusão da Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social- ATHIS (Lei 11.888/2008) em defesa da moradia digna para todos os brasileiros.

O Mapa da Arquitetura Social reúne informações sobre cidades brasileiras que já dispõem de leis e programas específicos para regulamentar a nacional que garante a famílias com renda de até três salários mínimos o direito a assistência técnica e gratuita para projetos, reformas e construção de habitações. As leis municipais reforçam o reconhecimento, a adesão e o orçamento necessário para programas habitacionais dirigidos à população de baixa renda. Levantamento realizado pelo CAU/BR identificou mais de vinte municípios que contam com legislações alinhadas à lei federal.

Clique aqui para acessar o hotsite e o mapa.

O hotsite oferece informações de interesse dos diferentes públicos envolvidos: arquitetos e profissionais que desejam conhecer melhor a lei; gestores públicos, ONGs, cooperativas e movimentos sociais que se dedicam a propor projetos de moradia popular; e ao próprio público interessado em acessar o serviço. O espaço virtual permite que gestores das políticas de habitação possam ter acesso a modelos e documentos que balizam a estruturação de políticas e programas locais. Ao mesmo tempo, oferece orientação à população de baixa renda sobre como e onde buscar este direito.

No mesmo espaço, os internautas também conhecerão experiências bem sucedidas realizadas com base na Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social.

Sobre a campanha Mais Arquitetos
A campanha Mais Arquitetos conta também com uma série de conteúdos desenvolvidos pela equipe de comunicação, com apoio de um grupo de trabalho constituído por assessores da Presidência, membros da Comissão de Política Profissional e outros conselheiros, para ampliar o debate sobre o acesso à moradia. Faz parte da ação a série de “lives” “Moradia digna é um direito de todo brasileiro”, que apresenta debates com transmissão ao vivo pelas redes sociais do CAU/BR durante o mês de junho. As “lives” promovem a conexão entre arquitetos e arquitetas que atuam na área da ATHIS, conselheiros e conselheiras do CAU/BR e influenciadores que produzem conteúdo digital dirigido à população de baixa renda, público-alvo das políticas de ATHIS.

Saiba mais sobre a Campanha no hotsite.

Veja também: Levantamento revela que mais de (ou apenas…) 20 cidades brasileiras tem leis ATHIS

Fonte: CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano