Notícias CAU/GO

Mais de mil participam de Aula Magna

Professora Marta Romero, da UnB, em Goiânia

Com a participação de mais de mil estudantes, além de acadêmicos e profissionais, o CAU/GO realizou na última segunda (30/03) e terça (31/03) a quinta edição da Aula Magna, com o tema “Sustentabilidade das cidades – construindo para o novo milênio”. Ministrada pela pesquisadora Marta Romero, professora titular da Universidade de Brasília (UnB), a palestra reuniu alunos de todas as escolas de arquitetura de Goiás no Teatro PUC/GO, no campus V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), em Goiânia; e no Salão Nobre do Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica), em Anápolis.

Arnaldo Mascarenhas, presidente do CAU/GO, e Marta Romero, professora titular da UnB

Segundo o arquiteto e urbanista Arnaldo Mascarenhas Braga, presidente do CAU/GO, a Aula Magna atende ao propósito do Conselho de orientar e disciplinar a profissão, ao aproximar a entidade dos estudantes e das instituições de ensino. “Nossa profissão apresenta muitos desafios, alegrias e oportunidades, mas também um grande poder”, falou aos alunos da Unievangélica, na terça.

Entre os temas mais explorados por Marta Romero está a mobilidade urbana. “Uma cidade avançada não é aquela em que os pobres andam de carro, como resultado de políticas de incentivo. É aquela em que os ricos usam transporte público”, disse. Além disso, o espaço ocupado pelo carro na cidade geralmente é ocioso, segundo a especialista. “Os veículos ficam parados em vagas nas ruas o dia todo! Contudo, o estacionamento não é um direito adquirido, como muitos acreditam. É um problema privado”.

A pesquisadora também explicou a importância do resguardo da memória em uma cidade para o cuidado que seus habitantes cultivam por ela. “A conservação das características naturais da paisagem permite que exista senso de identidade. Isso ajuda a desenvolver a relação do homem com o meio ambiente”, disse.

Ao final, houve tempo para perguntas à palestrante

Brindes
No encerramento de cada Aula Magna, o CAU/GO fez o sorteio de uma bolsa de estudo para um curso da Imageria Criativa, empresa que apoiou o evento, fazendo seu registro fotográfico. Cinco estudantes também foram contemplados com um livro da palestrante – “Arquitetura do lugar – uma visão bioclimática da sustentabilidade” (Nova Técnica Editorial, 2011).

Acesse aqui o conteúdo da palestra, gentilmente cedido pela professora Marta Romero.

Crédito das fotos: Imageria Criativa

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11