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Live “Como aproveitar melhor o Instagram” – confira trechos

No dia 31 de julho, o Conselho realizou a live “Como aproveitar melhor o Instagram”. Para falar sobre o assunto, o convidado foi Altair Camargo, cofundador da Sempreende – Escola de Empreendedorismo, e PhD em Administração com foco em Marketing. A conselheira do CAU/GO, Janaína de Holanda, conduziu a live.

Clique e assista na íntegra.

Veja abaixo os principais pontos abordados no bate-papo:

Perfil pessoal x perfil profissional
“Para definir se os perfis profissional e pessoal devem ser separados, primeiro deve ser analisado o tipo de cliente. Tem clientes que querem ver somente conteúdos de trabalho e formas de te contactar, por outro lado, eu não aconselho fazer um perfil totalmente frio. Pessoas contratam pessoas, é legal colocar de vez em quando um momento pessoal, mostrar que tem um ser humano por trás do perfil. É bom ter os perfis separados, mas o perfil profissional precisa ter um toque de pessoalidade”.

Periodicidade de postagens no feed e nos stories
“A primeira coisa a definir é qual será o objetivo do seu perfil no instagram. Se será um portfolio, não precisa pensar em prazos curtos para postagem. Agora, se o interesse é conseguir novos clientes, entra aquele velho ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Se a pessoa te vê sempre, quando precisar de um arquiteto, lembrará de você. Eu aconselho, nesse caso, um post a cada dois dias, pelo menos. Quanto ao que postar no feed e nos stories: no feed, coloque postagens atemporais, como o portfolio e dicas. No stories, coloque o dia a dia – não exige uma grande edição. Se uma coisa do dia a dia for muito comentada, coloque nos destaques”.

Como definir um público?

“Para aproveitar o instagram é necessário definir o público, definir o que você irá trabalhar e divulgar. Se você define que seu público é mais comercial, você postará mais conteúdo voltado para reformas, projetos e construções comerciais. O perfil deve ser focado. Quando alguém indicar o seu trabalho, o perfil mostrará o que você faz. Se tiver paisagismo, galpão, posto de gasolina, residência e apartamento, fica confuso e sem identidade”.

Perfis de arquitetos e urbanistas no instagram
“Avaliando alguns perfis de arquitetos, eu achei um pouco impessoais. Parecem que são somente portfolios ou revistas feitos para outros arquitetos, e não para clientes. Normalmente escolhemos um produto por termos identificação com a marca ou com quem vende, não somente porque o produto é bom. Eu senti falta dessa identificação nos perfis dos arquitetos que vi”.

Como conseguir mais seguidores
“Primeiro é necessário ter um conteúdo interessante para apresentar, isso faz total diferença. Fazer comentários inteligentes nos posts de outros perfis do mesmo segmento e, claro, patrocinar um conteúdo de relevância. Para patrocinar é necessário publicar uma foto interessante. Como, por exemplo, se você colocar uma foto de uma casa, quem não te conhece não verá isso como algo interessante. Se colocar uma dica de algo que a pessoa pode fazer, isso gera mais engajamento. Tente pensar como seu cliente pensaria, quando for produzir conteúdo”.

O que o público gosta de ver no perfil e como medir?
“Para saber o que seu público gosta de ver, o melhor a se fazer é testar. Colocar o conteúdo, como vídeo, foto e arte, e verificar qual teve mais engajamento. Ou colocar uma enquete nos stories. Isso mostra o que seu público gosta de ver. Métricas disponíveis no próprio aplicativo também medem comentários, quem salvou e compartilhamentos. Para mim a melhor métrica é o compartilhamento, mostra que a pessoa gostou tanto que precisou enviar para outra. Se um conteúdo foi muito compartilhado, é interessante postar mais sobre ele ou conteúdo parecido”.

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