Destaque

Laboratório colaborativo propõe criação coletiva de repositório de soluções urbanas

Entre os dias 3 de novembro e 10 de dezembro, o Colab Cidade: Laboratório colaborativo para a cidade pós-pandêmica  realiza uma série de atividades visando promover diálogos e criar um repositório de ideias. A partir de uma programação que propõe reflexão, geração de ideias e partilha de soluções voltadas aos desafios da cidade contemporânea, o objetivo da ação é contribuir para a redução das desigualdades, a criação de cidades e comunidades sustentáveis, o incentivo à produção e consumo sustentáveis, a redução da crise climática, e a promoção da paz, da justiça e das instituições eficazes.

A plataforma propõe a colaboração e a participação cidadã da comunidade em geral, empresas, órgãos e profissionais como arquitetos, pesquisadores, engenheiros e professores. A programação será online, transmitida por meio do Youtube e do Zoom.

Clique aqui para se inscrever na atividade desejada.

O laboratório é uma iniciativa da Sobreurbana, do Coletivo Centopeia e do Instituto Bacae e Vulgo Arquitetura e recebe patrocínio do CAU/GO, por meio do edital de 2021.

Na abertura da programação no dia 3, o tema será “Espaço Público, Crise Sanitária e Isolamento Social”, que contará com a participação de Barão di Sarno, vice-presidente do Instituto a Cidade Precisa de Você (SP), e da arquiteta Maria Ester de Sousa, assessora institucional do CAU/GO, presidente da ARCA e membro do BR Cidades. A moderação da mesa será da da conselheira do CAU/GO, Adriana Bernardi.

Além das conversas, haverá um Workshop de Cocriação e um concurso de mobiliário urbano para re-ocupação do espaço público, que receberá inscrições de projetos que atendam pelo menos um dos requisitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela ONU. O encerramento das atividades será marcado pelo lançamento de um E-book com ideias sobre a temática e pela publicação do resultado do concurso de mobiliário.

Programação:

Conversa COLAB #1
– Espaço Público, Crise Sanitária e Isolamento Social
3 de novembro de 2021 | 18:30 – 19:30
Convidados: Barão di Sarno (Instituto a Cidade Precisa de Você, São Paulo), Maria Ester de Sousa (ARCA, BR Cidades, PUC Goiás, Goiânia)
Moderador: Adriana Bernardi (CAU/GO)

Conversa COLAB #2
– Tecnologia Social para Cidades Inclusivas
4 de novembro de 2021 | 18:30 – 19:30
Convidados: Liza Andrade (UnB, BR Cidades, Brasília), Pedro Markun (Labhacker, Brasil)
Moderadora: Carol Farias (Sobreurbana, Goiânia/Lisboa)

Conversa COLAB #3
– Regeneração do Ambiente: Cidade + Sociedade
5 de novembro de 2021 | 18:30 – 19:30
Convidados: Taícia Marques (Periferia, UNALM, Perú), Gerson Neto (ARCA, Goiânia)
Moderador: Bruna Arruda

Workshop COLAB
– 6 de novembro 2021 | 10:00 – 17:00
Workshop digital colaborativo para co-criação de ideias para a cidade, tendo em conta o contexto pós-pandêmico, as alterações climáticas e os ODS.

Repositório de ideias
COLAB Cidade disponibilizará um formulário para partilha de ideias e soluções para a cidade. O repositório será disponibilizado gratuitamente para inspirar cidades de todo o Brasil.

Concurso de Mobiliário Urbano COLAB Cidade
– 6 a 28 de novembro 2021
Concurso de projetos de mobiliário urbano de fácil execução, baixo custo e partilha aberta, para inspirar e apoiar comunidades e organizações a empreenderem melhoramentos de forma autônoma em seus territórios.

Lançamento do E-book
– 10 de dezembro de 2021
Cerimônia virtual de anúncio dos vencedores do concurso, lançamento do e-book e conclusão do projeto. O material será disponibilizado de maneira gratuita e on-line.

Para mais informações, acesse o Instagram, o Facebook ou o site do Colab Cidade.

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano