Destaque

Guia do RRT ganha atualização

Uma versão atualizada do Guia do RRT está disponível. Com imagens ilustrativas dos “passo a passo” a serem seguidos pelos profissionais, o objetivo é facilitar a compreensão das regras do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). A versão conta ainda com informações dos sete grupos de atividades dos arquitetos e urbanistas, além de um glossário com as definições das atividades profissionais dos arquitetos e urbanistas, previstas na Resolução CAU/BR N° 21.

Em 1º de março, entraram em vigor mudanças que simplificaram o processo de emissão de RRT. As novidades foram introduzidas pela Resolução CAU/BR Nº 91, publicada em outubro de 2014.

Uma das principais alterações diz respeito à baixa do RRT, que agora será feita diretamente pelo arquiteto e urbanista via SICCAU (Sistema de Informação e Comunicação do CAU), sem a necessidade de análise para sua efetivação. Em médio prazo, essa baixa só poderá ser feita pelo profissional com sua certificação digital. Outras melhorias poderão ser implementadas progressivamente, visando facilitar a interação do profissional com o Conselho. A desburocratização dos procedimentos, por outro lado, aumenta a responsabilidade do profissional pelas informações que fornece ao CAU.

As mudanças introduzidas são fruto da experiência de três anos de todo o CAU e tiveram a participação das instituições que compõem o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU).

Caso o profissional tenha alguma dúvida, deve ligar nos números 0800-883-0113 ou (62) 3095-4655, ou enviar sua pergunta para o e-mail atendimento@caubr.gov.br.

As perguntas mais frequentes serão reproduzidas, com os devidos esclarecimentos, na seção “RRT: Perguntas Mais Frequentes” do site do CAU/BR.

Clique aqui para fazer o download da publicação.

Guia do RRT – sumário (clique sobre a seção desejada)
1. Para que serve o  RRT?

2. Quem deve fazer o RRT?
3. Quando se deve fazer o RRT?
4. Primeiro passo

5. Modalidades de RRT
5.1. RRT Simples
5.2. RRT Múltiplo Mensal
5.3. RRT Mínimo
5.4. RRT Derivado
6. Formas de participação
6.1. Individual
6.2. Em equipe
7. RRT fora do prazo
8. RRT de atividade no exterior
9. Baixa de RRT
10. Cancelamento de RRT
11. Nulidade de RRT
12. Análise de RRT pelo CAU

12.1. Análise de requerimentos novos
12.2. Análise de baixa, cancelamento e nulidade
13. Desempenho de cargo ou função técnica
14. Comprovação de experiência profissional
15. Taxa e boleto

 

Saiba mais:
Guia do RRT: Entenda as regras do Registro de Responsabilidade Técnica
Resolução CAU/BR Nº 91 (Normas de RRT)

MAIS SOBRE: RRT

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho adia resultado de concurso de projeto, por tempo indeterminado

Edital de habitação social: envie seu projeto! Prazo é 8 de abril

Edital de patrocínio: envie seu projeto para o Conselho até 8 de abril