Destaque

Goiás ocupa a 1ª vice-presidência do CAU/BR com Lana Jubé

A conselheira federal do CAU/BR por Goiás, Lana Jubé, foi eleita na última semana, como 1ª vice-presidente da autarquia nacional. A escolha se deu na primeira plenária de 2019, que reuniu os 27 representantes dos estados e definiu a composição das 12 comissões do Conselho para este ano, além do nome do 2º vice-presidente – Wilson de Andrade, do Mato Grosso. Lana Jubé também seguirá na coordenação da Comissão de Exercício Profissional (CEP), que trata principalmente de temas como fiscalização, atribuições profissionais e questões referentes ao Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).

“Trazer essa representatividade para Goiás, principalmente sendo mulher, é um reconhecimento muito importante do nosso trabalho”, afirma a conselheira. “Pretendo contribuir para que a gestão do CAU/BR se aproxime mais dos Conselhos estaduais, que lidam diretamente com os arquitetos e o dia a dia da profissão. Também precisamos estimular os profissionais a se aproximem do CAU, no intuito de aprimorar a Arquitetura como um todo, seja na qualidade das edificações e do paisagismo, seja no urbanismo e na qualidade de vida nas nossas cidades”.

Lana Jubé também aponta o aprimoramento do SICCAU e dos serviços prestados aos profissionais, o aprofundamento da harmonização com outros conselhos e entidades e os trabalhos com Assistência Técnica em Habitação Social (ATHIS), como pauta central de seu trabalho no CAU/BR.

Experiência
A conselheira já atuou na gestão 2015-2017 do CAU/BR, quando coordenou a Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) e integrou a Comissão de Ética e Disciplina (CED). À frente da CPUA, coordenou a elaboração de documentos como a Carta dos 100 Dias – Um Pacto pelo Direito à Cidade (clique aqui para acessar) e a Carta-Compromisso do CAU/BR sobre a Nova Agenda Urbana da ONU (acesse aqui). Em 2016, representou o CAU/BR na Habitat III, conferência da ONU realizada em Quito, El Salvador, ao lado do então presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, e do então coordenador da Comissão de Relações Internacionais, Fernando Diniz.

No CAU/GO, Lana Jubé foi conselheira estadual na primeira gestão da autarquia (2012-2014), período em que atuou na CED goiana. A arquiteta e urbanista é graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e tem mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Na PUC Goiás, leciona desde 1985.

No dia 17 de janeiro, também foram definidos os coordenadores das comissões ordinárias, especiais e temporárias do CAU/BR: Ética e Disciplina, Ensino e Formação, Planejamento e Finanças, Organização e Administração, Política Profissional, Política Urbana e Ambiental, Relações Internacionais, Eleitoral Nacional, Fiscalização, Registro e Harmonização. Lana Jubé novamente segue como integrante da Comissão de Política Urbana e Ambiental.

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano