Notícias CAU/GO

Goiana é vencedora no Prêmio Rosa Kliass de Arquitetura Paisagística

Área externa do projeto feito por Amanda Mendonça

A formanda em Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás Amanda Mendonça foi a vencedora do 3º Prêmio Rosa Kliass, para a Região 1 (Centro-Oeste e Norte), com o trabalho “O (In)visível Urbano – Requalificação Urbana e Ambiental do Córrego Palmito”. “A área de intervenção ocorre ao longo dos quatro quilômetros de extensão do córrego Palmito, na região leste de Goiânia, propondo a requalificação urbana e ambiental”, afirma a recém-graduada.  “O projeto valoriza os cursos d’água de Goiânia e celebra a vegetação do Cerrado”.

Segundo Amanda Mendonça, a proposta foi desenvolvida por conta da necessidade de resgate do córrego Palmito, na região do bairro Jardim Novo Mundo, em Goiânia. Por falta de investimento público e infraestrutura urbana de qualidade, o córrego, de acordo com a estudante, tornou-se invisível em meio ao crescimento populacional e à violência que atinge o bairro. “A proposta central visa à produção de novas paisagens que resgatem a essência local, com programa de recreação, convivência e cultura, aliado a técnicas compensatórias de drenagem”, diz a autora.

Segundo o professor Fernando Simon, que orientou o trabalho, o projeto propõe um conjunto que trata também de questões sociais. “Ele promove a recuperação de uma área que pode trazer benefícios para a população, gerando espaços de convivência, oferecendo lazer e até mesmo uma fonte de renda”, diz. A conselheira do CAU/GO Maria Ester de Souza, que também leciona na PUC Goiás, foi coorientadora do projeto.

Realizado pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap), com apoio do CAU/BR, o Prêmio Rosa Kliass – Concurso Universitário Nacional de Paisagismo tem como objetivo reunir projetos produzidos nas universidades, a fim de investigar os temas tratados e incentivar a produção de trabalhos sobre o assunto.

Veja aqui a prancha do projeto O (In)visível Urbano – Requalificação Urbana e Ambiental do Córrego Palmito.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11