Destaque

Fórum Nacional de Reforma Urbana lança edital para iniciativas de apoio local

Com o objetivo de fortalecer o combate e prevenção à pandemia do novo coronavírus nas comunidades e periferias, o Fórum Nacional de Reforma Urbana, em parceria com a União Europeia, lança nesta quinta-feira (09/04) um edital para iniciativas locais de apoio nas periferias.  O COVID-19 chega com impactos devastadores para as populações pobres do país, que vivem em moradias precárias, muitas vezes compartilhando um único cômodo com diversas pessoas, impossibilitando o isolamento adequado. Estas comunidades contam com problemas de infraestrutura básica como saneamento e fornecimento de água encanada, o que também impede as famílias de lavarem as mãos com frequência ou higienizarem a casa. A falta de infraestrutura urbana também coloca há décadas estas populações em uma exposição muito elevada a outras doenças como dengue, pneumonia, tuberculose, difteria e leptospirose, se tornando, assim, extremamente vulneráveis aos impactos que o coronavírus traz à saúde.

Para além disso, sabemos que o quadro de quarentena do país leva a impactos diretos na renda destas famílias, deixando-as com necessidades básicas urgentes. A informalidade dos empregos, que não garantem remuneração caso a pessoa não vá para a rua trabalhar, atinge diretamente a capacidade das famílias pobres de se sustentarem e comprarem seus alimentos. Mesmo com medidas tomadas para garantia de uma renda básica emergencial por parte do Governo Federal, a demora na liberação do pagamento e a inacessibilidade do cadastro para uma parte da população torna fundamental o apoio e a ação de organizações, coletivos e movimentos da sociedade civil no atendimento às famílias das periferias.

Com abrangência nacional, o edital vai conceder apoios de até R$9.000,00 para 10 organizações da sociedade civil, para possibilitar a realização de ações no combate emergencial ao COVID-19. O processo recebe propostas de 09 de abril até 16 de abril de 2020. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de abril de 2020, e as entidades selecionadas devem executar as atividades no período de 23 de abril de 2020 a 31 de maio de 2020. As propostas contempladas podem incluir ações como compra de kits de emergência com material de limpeza e cesta básica; compra de material de higiene e proteção para as equipes na ponta; impressão de material informativo; contratação de carro de som ou anuncicleta para ações de conscientização; entre outros.

Clique aqui para conferir o o edital completo.
Inscreva-se através do formulário virtual.
Inscreva-se através do formulário físico.

Fonte: Fórum Nacional de Reforma Urbana

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada