Destaque

Fantástico valoriza papel técnico e social do arquiteto

O programa Fantástico, da TV Globo, apresentou no último domingo, 11, dados inéditos da pesquisa CAU/BR-Datafolha sobre como o brasileiro constrói e ressaltou o papel técnico e social dos arquitetos. A partir das informações de que mais de 85% da população economicamente ativa do Brasil que reformou/construiu suas casas não utilizou serviços de um profissional tecnicamente habilitado, a reportagem mostrou o arrependimento dos entrevistados, como uma moradora do Rio de Janeiro que teve que mandar refazer os serviços de um inexperiente e mesmo assim o resultado final não ficou nada bom. “Para mim, o barato saiu caro”, declarou ela.

A repórter Cristina Serra também apresentou histórias de famílias que estão se beneficiando da Lei de Assistência Técnica (11.888/08) à habitação de interesse social, conseguindo assim realizar o sonho da casa própria segura e confortável, via escritórios de assistência técnica – como em Brasília – ou contratação direta de arquitetos por associação de moradores – como em Diadema. O projeto de Diadema foi um dos quatro contemplados pelo CAU/BR no edital de patrocínio de ações de assistência técnica, de um total de 25 inscritos, em todo o país.

Outra história comovente foi a de uma empregada doméstica de São Paulo que guardou uma poupança e, quando o teto de sua casa ameaçou desabar, resolveu contratar dois arquitetos premiados internacionalmente, pagando o preço justo, para reconstruir a moradia em Vila Matilde.

Entrevistado em Brasília, o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, falou da necessidade de o poder público levar mais a sério a lei 11.888 e ampliar sua aplicação. Também afirmou que uma obra feita por profissional tecnicamente habilitado fica mais econômica, pois evita desperdícios que cobrem perfeitamente o custo do projeto arquitetônico, além de valorizar o imóvel.

Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

Saiba mais
Hotsite especial sobre o assunto
CAU/BR apresenta desafios e soluções para assistência técnica em habitação social

Fonte: CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada