Destaque

Falece o arquiteto e ex-deputado Zezéu Ribeiro

O arquiteto e urbanista Zezéu Ribeiro, ex-deputado federal pelo PT e conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia (TCE), faleceu na tarde de quarta-feira (25/02) em São Paulo.

José Eduardo Vieira Ribeiro foi o autor da Lei de Assistência para Moradia de Interesse Social (11.888/2008) e relator do projeto do Estatuto da Metrópole (13.089/2015), recém sancionado pela presidente da República. Foi também relator da PEC 150/2003, que vinculou 2% das receitas da União e 1% das receitas dos estados e municípios para a produção de moradias sociais. Foi presidente do Sindicato dos Arquitetos da Bahia, do Instituto dos Arquitetos do Brasil e membro do então Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

O arquiteto estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, com um quadro de hemorragia digestiva. Tinha 65 anos. Seu corpo será velado na quinta-feira (26) no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, Salvador, e cremado às 11 horas de sexta (27), no Jardim da Saudade,

Na abertura de sua 39a. Plenária Ordinária, realizada dia 26, em Brasília, o CAU/BR prestou homenagem a Zezéu Ribeiro com um minuto de silêncio, seguido da execução do hino nacional e de uma salva de palmas.

Para o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, o falecimento do arquiteto Zezéu Ribeiro “representa a perda de um dos poucos políticos que se dedicaram à defesa da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Ele soube valorizar sua vida, ao aliar o olhar técnico do profissional com a visão política a favor da maior participação democrática da sociedade nas questões do planejamento urbano”.

“Como deputado federal, seu último legado foi a relatoria do Estatuto da Metrópole, tarefa que soube conduzir com grande habilidade, promovendo audiências públicas e frequente diálogo com autoridades e diversas entidades, o que possibilitou a recente sanção presencial de uma lei cujo projeto que se arrastava por dez anos no Congresso”.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Zezéu fez pós-graduação em Gestão Ambiental. Sua militância política teve início no movimento estudantil na década de 70.

Sérgio Magalhães, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), lembrou que “desde a atuação no IAB-BA e ao longo de toda a sua trajetória política, o colega Zezéu sempre atuou em defesa da reforma urbana e da superação das desigualdades sociais”.

Saiba mais:
Conheça em detalhes o Estatuto da Metrópole, aprovado pelo Senado

*Informações do CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada