Destaque

Eventos comemoram 15 anos do tombamento do acervo art déco de Goiânia

Goiânia (GO) reúne um representativo acervo art déco, com 22 bens tombados desde 2003 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan). A manifestação essencialmente decorativa deu suporte formal para várias tipologias arquitetônicas e inspirou os primeiros edifícios da cidade, simbolizando o progresso e a modernidade.

Para comemorar os 15 anos do tombamento desse acervo como Patrimônio Cultural Brasileiro, a Superintendência do Iphan em Goiás, Sociedade Elysium e Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizam com o apoio da Construtora Biapó e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), uma edição especial do Café com Prosa e da Jornada de Estudos Brasileiros nos dias 17 e 18 de outubro, mês de aniversário de 85 anos da capital goiana. Os eventos acontecerão na Estação Ferroviária de Goiânia, edificação que é um dos símbolos do art déco na cidade e que passa, atualmente, por obras de restauração. A iniciativa possibilitará que o público possa também conhecer os trabalhos que vem sendo executados no local.

Nos dois dias de evento, especialistas da área de Patrimônio Cultural discutirão o art déco como tema central. No dia 17, a partir das 19h, acontece a conferência Novas capitais, nova arquitetura, que dará início aos debates. Já no dia 18 de outubro, a partir das 13h, duas mesas redondas trarão os temas Uso e proteção do patrimônio edificado e Patrimônio e imaginário nacional. As inscrições para todas as atividades são gratuitas, e podem ser feitas pelo e-mail contato@elysium.org.br, e também no local, nos dias do evento.

Além da conferência e das mesas redondas, o evento também trará uma exposição com o tema Memorial Confaloni, do artista Frei Nazareno Confaloni, que retrata em uma linha do tempo a vida do autor e suas obras. O público poderá apreciar, ainda, os painéis de Confaloni já restaurados e instalados no local. Considerado expoente do modernismo goiano, Frei Confaloni foi um dos maiores artistas plásticos com atuação no Estado de Goiás. A exposição ficará aberta para visitação do público até o dia 20 de dezembro de 2018, mediante agendamento com a Construtora Biapó, empresa parceira do evento e responsável pelas obras na edificação. O contato será feito pelo e-mail: contato@biapo.com.br.

Café com Prosa e Jornada de Estudos Brasileiros

O Café com Prosa é uma ação criada pela Superintendência do Iphan no Estado de Goiás, já permanente no calendário anual da Superintendência. Essa edição de 2018, realizada em conjunto com a Jornada de Estudos Brasileiros, visa promover uma reflexão sobre os 15 anos de tombamento do Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia. Assim, o evento promove uma oportunidade de fortalecer as relações interinstitucionais, dialogar com gestores públicos, estudantes, professores, pesquisadores, representantes de entidades civis organizadas e demais interessados na área do Patrimônio Cultural.

Goiânia (GO)

PROGRAMAÇÃO

17 de outubro | 19h

Conferência: Novas capitais, nova arquitetura

Palestrante: Arquiteto Prof. Alfredo Conti, da Universidade de La Plata – Argentina

Abertura da exposição: Memorial Confaloni, do artista Frei Nazareno Confaloni.

18 de outubro | 13h

Mesa Redonda: Uso e proteção do patrimônio edificado

Palestrantes:

Diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida

Diretor do Departamento de Patrimônio Material do Iphan, Andrey Rosenthal Schlee

Procuradora Federal da Advocacia Geral da União (AGU), Ana Lídia Pinto Oliveira Machado

18 de outubro | 15h30

Mesa Redonda: Patrimônio e Imaginário Nacional

Palestrantes:

Professor da UFG, Wolney Unes

Artista Plástico, Amaury Menezes

Professora da UFG, Fernanda Valentín

Serviço:
Café com Prosa e Jornada de Estudos Brasileiros
Data: 17 e 18 de outubro de 2018
Local: Estação Ferroviária de Goiânia
Endereço: Av. Goiás, nº 1799 – St. Central, Goiânia – GO.

 

Fonte: IPHAN

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada