Notícias CAU/GO

Avançam debates entre CAU/BR e Confea

CAUBR Confea noticia maio

A Comissão Temporária de Harmonização do Exercício Profissional do CAU/BR e a Comissão Temática de Harmonização Interconselhos do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), criadas com o objetivo de analisar e encontrar, por meio de soluções negociadas, saídas para os conflitos e sombreamentos nas atividades de cada profissão, promoveram nos dias 11 e 12 de maio, em Brasília, sua quarta reunião ordinária.

Um dos temas discutidos foi a qualidade do ensino e, em especial, o aumento da oferta do ensino a distância. Foi proposta uma articulação entre as Comissões de Ensino dos dois Conselhos contra o ensino à distância, nos moldes atualmente praticados no país, com aval do Ministério da Educação. É consenso que a modalidade remota deve ser usada, no máximo, para 20% da carga horária dos cursos.

Também foram debatidas ações conjuntas perante o Congresso e o governo federal, a respeito da revisão das Leis de Licitações (PLS 559/2013), de Desapropriações (MP 700/2015) e da PEC 65/2012 (Licenciamento Ambiental).

Conforme programado na reunião inicial, realizada em fevereiro de 2016, têm sido trabalhados primeiramente os assuntos convergentes entre ambos os Conselhos. Em reuniões anteriores, foi proposta uma “trégua” entre os Conselhos, a nível estadual e regional, em relação a ações que envolvam temas conflitantes, uma vez que as Comissões estão trabalhando no sentido de discutir temas polêmicos e buscar soluções.

O grupo conta com dez participantes. Representam o CAU/BR os conselheiros federais José Roberto Geraldine Junior (coordenador), Renato Luiz Martins Nunes e Antônio Luciano Guimarães, além de Vera Maria Carneiro de Araújo, presidente do CAU/MG, e Jeferson Roselo Mota Salazar, presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Pelo Confea, atuam os conselheiros Leonides Alves da Silva Neto (coordenador) e Paulo Roberto Lucas Viana, além dos engenheiros João Luis de Oliveira Collares Machado, Alfredo Marques Diniz e Marco Antônio Amigo.

“Temos conseguido avançar na agenda positiva e na articulação de uma pauta especial a respeito das atribuições, para gerar frutos a serem implementados pelos Conselhos, em favor da sociedade, como é nossa missão”, afirma o arquiteto e urbanista José Roberto Geraldine Junior, coordenador da comissão do CAU/BR.

“Devemos tratar os assuntos que atinjam os anseios da sociedade. Não existem no mercado divergências entre os profissionais de Engenharia e Agronomia com os de Arquitetura e Urbanismo. As divergências só ocorrem com mais intensidade no interior dos Conselhos”, afirma o engenheiro Leonides Alves da Silva Neto, coordenador da comissão do Confea.

Os presidentes do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, e do Confea, José Tadeu da Silva, têm acompanhado a evolução do diálogo, demonstrando satisfação com o avanço dessa segunda iniciativa de harmonização (a primeira, em 2012, pouco avançou). O calendário prevê, inicialmente, a realização de mais quatro reuniões até setembro. Entre os temas a serem discutidos estão critérios de fiscalização e autuação do exercício profissional, revisão das normas da ABNT e atribuições profissionais, dirimindo dúvidas sobre aquelas privativas e disciplinando os “serviços comuns”.

A próxima reunião será realizada nos dias 6 e 7 de junho.

 

Fonte: CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11