Destaque

CAU discute demandas e planos de contingência, em Fórum de Presidentes

Nesta última quinta-feira, 21, ocorreu a 5ª Reunião do Fórum de Presidentes em 2020. O evento virtual foi coordenado pelos presidentes Arnaldo Mascarenhas Braga (CAU/GO), Daniela P. Garcia Sarmento (CAU/SC) e Rafael A. Tenório de Albuquerque (CAU/PE).

A reunião contou com a presença de 21 presidentes e debateu sobre os procedimentos, os desafios e as soluções encontradas para o momento gerado pela pandemia que incluem as ações humanitárias realizadas pelos Conselhos, os editais de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS, as dificuldades enfrentadas pelos profissionais e empresas em seus estados, o regime de teletrabalho, as estratégias de fiscalização remota e o contingenciamento de despesas.

O tema principal foi a discussão dos planos de contingência em elaboração, buscando garantir sustentabilidade, manutenção e efetividade do trabalho do Conselho com reuniões virtuais, cancelamento das atividades presenciais e investida em formas criativas de interagir com os profissionais e com a sociedade, por meio de lives com temas ligados à arquitetura, urbanismo, empreendedorismo, sustentabilidade, saúde pública e finanças.

Plenária
Os presidentes alinharam as necessidades e oportunidades desta situação para poderem debater na Plenária Ampliada do CAU/BR que ocorreu no dia 22 de maio, importante momento em que conselheiros federais e presidentes do CAU/UF se reuniram remotamente.

O CAU/BR implantou um Comitê de Crise e três presidentes estão em sua composição: O Coordenador do Fórum Arnaldo Mascarenhas Braga (GO), Tiago Holzmann da Silva (RS) e José R.Geraldine Junior (SP). Esse grupo tem apoiado nos debates sobre o enfrentamento da pandemia e da crise que afeta a profissionais que estão sendo feitos nos Conselhos.

Demandas
*Resolução CAU/BR nº184/2019 – problemas e soluções em sua aplicação;
*Eleições do CAU 2020;
*Ações do CAU em relação aos avanços das atribuições permitidas pelo CFT (CAU/TO e CAU/MT);
*Campanha Nacional de ATHIS, Comunicação – Valorização Profissional e apoio à Sociedade (CAU/MG, CAU/PE e CAU/RO);
*Sugestão de temas para pauta da Plenária Ampliada de 22/05 (CAU/RS);
*PL 2396/2020 – sugere alteração no Dec. 2537 (lei de tombamento) apoio a Carta elaborada em Santa Catarina (CAU/SC).

Fonte: CAU/TO

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada