Eleições 2017

Eleições: profissional precisa estar em dia até 15/10

No próximo dia 31 de outubro, os arquitetos e urbanistas de todo o país vão eleger seus conselheiros estaduais e federais. O voto é obrigatório para todos os profissionais com registro ativo (provisório ou definitivo), que para participar precisam estar em dia com as anuidades até o próximo dia 15 de outubro. A votação será realizada exclusivamente via internet, em link a ser disponibilizado no site do CAU. É fundamental manter seu e-mail atualizado no cadastro do SICCAU. A participação nas eleições é facultativa para profissionais com 70 anos de idade ou mais.

Acesse aqui o SICCAU, para atualizar seus dados e ficar em dia com as anuidades. Caso tenha perdido sua senha, entre em contato com o Atendimento do CAU/GO – (62) 3095-4655 ou suporte@caugo.gov.br. Faça-o com antecedência para evitar problemas no dia das eleições!

E como funciona o sistema eleitoral do CAU? Todos os candidatos da chapa vencedora serão eleitos? Quem elege o presidente? São informações importantes, afinal, os profissionais eleitos serão os gestores deste Conselho pelos próximos três anos (2018-2020).

Conselheiros estaduais e federais
O plenário do CAU de cada Estado é formado por um presidente e por conselheiros, que variam de acordo com o número de arquitetos e urbanistas registrados na unidade federativa. No caso de Goiás, que tem 3.348 arquitetos e urbanistas ativos, serão 22 membros: 10 conselheiros titulares e 10 suplentes mais o conselheiro federal e seu suplente.

A chapa com maior número de votos nas eleições do CAU/GO elegerá seu conselheiro federal e respectivo suplente. Já os conselheiros estaduais são eleitos proporcionalmente ao número de votos de cada chapa. Levando em consideração o número de conselheiros que devem ser eleitos em Goiás, 10% dos votos válidos elegem um conselheiro, por exemplo, enquanto 40% dos votos válidos elegem quatro conselheiros e 70% dos votos válidos elegem sete conselheiros.

Na atual gestão do CAU/GO, cinco conselheiros são da chapa que obteve mais votos, três conselheiros são da segunda chapa mais votada; e um conselheiro, da terceira.

Quem elege o presidente?
O presidente será escolhido pelos conselheiros titulares eleitos, em votação secreta. A eleição e a posse acontecem na primeira reunião plenária ordinária, realizada até o décimo dia útil de janeiro de 2018. Ou seja, quando o profissional vota em uma chapa, ele não está escolhendo o presidente, mas aqueles que vão escolher entre si quem será o novo presidente.

Eleições CAU/GO: conheça as chapas inscritas (clique aqui para acessar)
Dúvida frequentes (clique aqui para acessar)

Saiba mais
Eleições 2017 CAU/GO
Comissão Eleitoral CAU/GO: eleicoes2017@caugo.gov.br

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11