Destaque

Eleições do CAU: Veja currículo e propostas da chapa registrada para o próximo pleito

A Comissão Eleitoral do CAU/GO (CE-GO) realizou nesta quinta-feira, 27, reunião ordinária com a chapa concorrente para as eleições deste ano no Conselho. A principal pauta do encontro foram questões referentes à propaganda eleitoral, a fim de esclarecer eventuais dúvidas sobre as regras previstas pelo regulamento do pleito de 2020.

Participaram da reunião a coordenadora da CE-GO, arquiteta e urbanista Raquel Alves Inatomi; a coordenadora adjunta, Lorena Sulino Assunção; e o arquiteto e urbanista Carlos Alberto de Jesus Barbosa, suplente do titular Flávio de Carvalho Araújo, além do assessor técnico da comissão, Ennio Danesi, e do representante da Chapa 1, arquiteto e urbanista Fernando Camargo Chapadeiro.

Conforme o resultado da inscrição de candidaturas, encerrada no último dia 21, apenas uma chapa finalizou o registro no Sistema Eleitoral do CAU (SiEN). Por esse motivo, não houve sorteio de numeração de chapas previsto para a última segunda-feira, 24, sendo atribuído à chapa inscrita o número “um”.

Além de Goiás, o Distrito Federal, Amazonas, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins também terão eleições com chapa única.

Conheça os currículos dos integrantes da Chapa 1.

O prazo para impugnação de registro de candidatura será de 31 de agosto a 2 de setembro.

O regulamento das Eleições do CAU 2020 prevê que os candidatos podem ser substituídos por motivos internos à chapa, inclusive a desistência de candidatura. Para isso, devem realizar o pedido de substituição voluntária, via SiEN, até 9 de setembro. 

Os pedidos serão analisados e julgados pela CE-GO, em primeira instância, e pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN), em segunda instância. Apenas os responsáveis pelas chapas poderão realizar o pedido de substituição voluntária. Veja tutorial sobre os procedimentos a serem adotados.

As eleições 2020 do CAU acontecem no dia 15/10. O voto é obrigatório para todos os arquitetos e urbanistas com menos de 70 anos. A votação será realizada exclusivamente via internet. É fundamental, portanto, manter o cadastro profissional atualizado no SICCAU.

Os arquitetos e urbanistas eleitores deverão acessar o ambiente do sistema de votação com o mesmo usuário e senha do SICCAU. A cédula eleitoral poderá ser acessada pelos profissionais eleitores no dia da votação.

O colégio eleitoral do CAU/GO deve eleger 11 conselheiros estaduais titulares e 11 suplentes, além de um conselheiro federal titular e um suplente, para um mandato de três anos (2021-2023). Os presidentes dos CAU/UF serão eleitos pelos conselheiros estaduais, na primeira reunião plenária de 2021. Já o presidente do CAU/BR será escolhido pelos conselheiros federais, também na primeira reunião plenária do ano que vem.

Veja informações completas sobre as Eleições do CAU 2020 em Goiás (clique aqui).

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano