Destaque

Eleições do CAU: Conheça os currículos dos conselheiros da gestão 2021-2023

Para a nova gestão do CAU/GO, foram eleitos no último pleito 11 conselheiros estaduais e seus suplentes, de acordo com o número de profissionais do Estado. Já a eleição para presidente, vice-presidente e comissões, foi realizada durante a reunião plenária, no último dia 6.

Confira abaixo os currículos dos conselheiros:

 

FERNANDO CAMARGO CHAPADEIRO – PRESIDENTE
Titular

Graduado em 1999 pela PUC Goiás, é mestre em Transportes pela UnB (2011) e especialista em Planejamento Urbano e Ambiental pela UEG (2001). É professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) desde 2001 e da PUC Goiás desde 2004. Também já foi professor na UniEvangélica, entre 2013 e 2015. Foi conselheiro do CAU/GO entre 2012 e 2017 e do CETRAN/GO, entre 2015 e 2017.

 

DENIS DE CASTRO PEREIRA
Suplente

Graduado na turma de 2009 pela UEG, atua no desenvolvimento de projetos arquitetônicos, urbanos, interiores e elaboração de maquetes. Além disso, presta consultoria a empresas incorporadoras, engenheiros e arquitetos parceiros no desenvolvimento de produtos e estudos para o mercado imobiliário, de turismo, comercio e serviços.

 

JANAÍNA DE HOLANDA CAMILO – VICE-PRESIDENTE
Titular

Graduada pela PUC Goiás em 2001. Especialista em Planejamento e Gestão Urbana e em Construção Civil pela UFG. Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Funcionária da Prefeitura de Aparecida de Goiânia desde 2003, desenvolveu vários projetos na área pública. Coordenou a revisão do Plano Diretor de Aparecida de Goiânia, em 2016. Foi Conselheira Suplente do CAU/GO entre 2018 e 2020, quando integrou a Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA), como convidada.

 

JOÃO EDUARDO DA SILVEIRA GONZAGA
Suplente

Graduado pela PUC Goiás em 2019. No período acadêmico, fez parte da coordenação do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (CALEA). Atuou como estagiário em Arquitetura de Interiores entre 2016 e 2017, e no CAU entre 2017 e 2019. Na Área Técnica do Conselho, tinha a função de auxiliar no desenvolvimento de relatórios de acessibilidade e na realização de análises de RRT, além de apoiar o trabalho da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA).

 

ANDREY AMADOR MACHADO
Titular

Formado pela PUC Goiás na turma de 1991, atua como profissional de mercado. É vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura Seção Goiás – Asbea/GO, atuando junto às autarquias e órgãos públicos. Possui 29 anos de experiência profissional, com atuação nacional e projetos em mais 15 estados brasileiros, para o Mercado Imobiliário, de Hotelaria e Turismo, Comércio e Serviços.

 

GIOVANNI BAPTISTA BORGES
Suplente

Graduado pela PUC Goiás em 1993, atua há 27 anos no mercado, possuindo amplo e variado portfólio de projetos desenvolvidos. Através de seu escritório, desde 2000 se dedica a projetos residenciais de alto padrão e possui inúmeros projetos comerciais realizados. Atua como Auditor Fiscal na Prefeitura de Goiânia desde 1992. Atualmente, opera na Gerência de Arquitetura da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), trabalhando com projetos diversificados relativos à área de meio ambiente.

 

ANNA CAROLINA “ CACAU” CRUZ VEIGA DE ALMEIDA
Titular

Graduada em 2017 pela PUC Goiás. Foi servidora no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON ) entre 2011 e 2014, e na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente (Secima), entre 2015 e 2018, onde atuou planejamento urbano e gerenciamento de projetos. Desde 2012 trabalha com expografias e ambientações de projetos culturais. Atualmente, é profissional autônoma e atua especialmente em Arquitetura de Interiores.

 

CAMILA DIAS E SANTOS
Suplente

Graduada pela PUC Goiás em 2018. Com empresa própria desde 2011, atua nas áreas de projeto e construção de residências e comércios de pequeno e médio porte, em Goiânia e no interior do Estado. Tem experiência e participação em licitações institucionais, como Correios, Banco do Brasil e Emater. Em 2016, idealizou o coletivo Veracidade, onde executou intervenções urbanas e artísticas focadas em urbanismo tático, atuando em eventos, como o Goiânia Noise, Mostra de Arte Urbana e na Morar Mais.

 

CELINA FERNANDES ALMEIDA MANSO
Titular

Graduada pela PUC Goiás em 1986. É especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela UnB, mestre em Urbanismo pela PUC Campinas e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UnB. Analista de Obras e Urbanismo, é membro da equipe técnica da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) de Goiânia. É professora na UEG, onde também orienta no Escritório Modelo PRISMA. No mercado, desenvolve e coordena planos de urbanização e projetos de Arquitetura e Urbanismo.

 

LUIZA LEMOS ANTUNES
Suplente

Graduada pela UEG em 2011. É especialista em Docência do Ensino Superior, mestre em Construção Civil pela UFG e doutoranda em Urbanismo pela UFBA. Atua como autônoma na concepção e execução de projetos de edifícios, Arquitetura de Interiores e Urbanismo. Na docência desde 2012, lecionou nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UEG, UFG e UniEvangélica. Atualmente é docente na Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, nas áreas de Planejamento e Projeto Urbano.

 

FERNANDA ANTÔNIA FONTES MENDONÇA
Titular

Graduada pela PUC Goiás em 1989. Mestre em Projeto e Cidade pela UFG e Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pela UnB. Especialista em Transporte Urbano e Planejamento Urbano e Ambiental. Consultora em Mobilidade Urbana, integrante da equipe do ITCO (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro-Oeste). Professora do curso de Engenharia Civil, no IPOG e do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Araguaia. Atuou como Assessora Operacional de Transportes (Metrobus); e assessora da Presidência da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC). Foi Responsável Técnica e Diretora de Transportes, na CMTT Anápolis (Companhia Municipal de Trânsito e Transportes), onde coordenou a concepção e elaboração do Projeto dos Corredores de Transporte Coletivo (PAC 2 Médias Cidades). Foi conselheira do CAU/GO na gestão 2018-2020, onde coordenou a Comissão de Ética e Disciplina e participou da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA).

 

FLÁVIA DE LACERDA BUKZEM
Suplente

Formada em 2014 pela UEG. Especialista em Iluminação pelo IPOG e mestranda na UnB, com foco em eficiência energética e qualidade do ambiente construído, onde é membro do LACAM (Laboratório de Controle Ambiental e Eficiência Energética). Atuou como arquiteta na Diretoria de Obras da Secretaria de Saúde de Anápolis. Atualmente, é professora na Faculdade FAMA, lecionando disciplinas voltadas ao conforto do usuário. Atua com escritório próprio em Anápolis, elaborando projetos residenciais, comerciais e na área na saúde.

 

GIOVANA PEREIRA DOS SANTOS
Titular

Graduada pela PUC Goiás em 1995. É especialista em Planejamento Urbano e Ambiental pela PUC Goiás, e MBA em Gestão de Obras, Qualidade e Tecnologia na Construção Civil pelo IPOG. Atuou como docente no período entre 1998 e 2017 na PUC. Também lecionou na UEG, na implantação do curso de Arquitetura e Urbanismo, no ano 2000. Com empresa própria de arquitetura, atua há 25 anos e tem projetos executados em vários Estados brasileiros, além de oferecer consultoria e conceituação arquitetônica para Incorporadoras e executar obras e perícias judiciais .

 

THAIS VALLE DI SIMONI
Suplente

Graduada pela PUC Goiás em 2007, é especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela UnB. Atuou em uma das maiores construtora do país como arquiteta responsável pela execução de obras de edifícios de grande porte. Lecionou de 2013 a 2019 na PUC Goiás e UniAlfa. Atualmente, coordena projetos em escritório de arquitetura comercial com abrangência nacional e trabalha como autônoma em projetos e execução de obras de Arquitetura e Interiores.

 

JULIANA GUIMARÃES DE MEDEIROS
Titular

Graduada em 2010 pela UEG. É especialista em Planejamento Urbano e Ambiental pela UniRV. Atuou como analista de projetos na Vigilância Sanitária, em Rio Verde, e como docente no curso de Engenharia Civil na Unibras. Desde sua formação, trabalha na construção civil com projetos residenciais, comerciais e institucionais. É sócia proprietária de escritório de arquitetura e atual presidente da Associação de Arquitetos de Rio Verde.

 

FELIPE MIRANDA DE LIMA
Suplente

Graduado em 2017 pela UniEvangélica. Mantém escritório próprio em Morrinhos, onde atua principalmente com projetos e obras comerciais e residenciais, além de projetos de combate a incêndio e regularização de obras. Também trabalha com vistorias para financiamentos e atua na área docente, em cursos de formação de mão de obra para construção civil. Seus principais projetos são na área da saúde.

 

ROBERTO CINTRA CAMPOS
Titular

Graduado pela Universidade Católica de Goiás em 1980. É mestre em Arquitetura pelo convênio UFRGS/PUC Goiás. É Professor Assistente da PUC Goiás desde 1981, ministrando disciplinas do ramo de projeto de arquitetura e urbanismo. Foi coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC entre 2007 e 2011, e entre 2014 e 2018. Foi também diretor do Departamento de Artes e Arquitetura entre 2011 e 2014. É professor do curso de Pós-Graduação em Desempenho das Edificações Habitacionais – NBR 15575, da PUC Goiás, e do Curso de Pós-Graduação em Auditoria, Avaliações, Patologias e Perícias em Arquitetura e Engenharia, da RTG. Tem experiência em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Edificações.

 

FRANCISCA JULIA FRANÇA FERREIRA DE MELO
Suplente

Formada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em 2004. É mestre em Arquitetura e Construção pela Unicamp. Ministrou aulas no curso de Engenharia Civil, no IFG-GO e no curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás. Atua em projetos de arquitetura residencial e comercial, como autônoma e em parceria com outros arquitetos. Em 2013, passou a compor o corpo docente da UNIP, como professora e coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, onde permanece até os dias atuais.

 

SIMONE BUIATE BRANDÃO
Titular

Graduada pela UEG em 2014, em Arquitetura e Urbanismo, também tem graduaução em Design Gráfico, pela UFG (2008). É especialista em Docência do Ensino Superior, mestre em Projeto e Cidade pela UFG e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela UnB. Atua na docência desde 2015. Em 2018 e 2019 lecionou nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design Gráfico na UFG. Atualmente, é professora na Unievangélica. Também atua como profisisional autônoma na concepção de projetos gráficos e de projetos de edifícios, Arquitetura de Interiores e Urbanismo.

DAVID ALVES FINOTTI CAMARDELLI DE AZERÊDO
Suplente

Formado em 2019 pela PUC Goiás e Universidade de Coimbra, atuou como estagiário no Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia, entre 2017 e 2018, na equipe de expansão urbana e dados socioeconômicos. Foi estagiário em escritório de arquitetura entre 2018 e 2019, e na Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente (ARCA), entre 2019 e 2020. É técnico pela Embrapa e Senar-GO em agricultura urbana e, atualmente, trabalha nas áreas de Paisagismo e Urbanismo, especializado em Smart Cities. É representante da ARCA, como suplente, no Conselho Municipal de Política Urbana de Goiânia (Compur). Trabalha com projetos do Terceiro Setor.

 

TEREZA CRISTINA DA SILVA PAES FERREIRA DEL PAPA
Titular

Formada pela FAMIH-BH/MG, possui especialização em Arquitetura Hospitalar pelo IAB-SP e Administração Hospitalar pela São Camilo, em São Paulo. Em seu escritório, desenvolve projetos relevantes em várias cidades do país, de diversas naturezas e escalas. Com passagem pela docência, hoje tem tido a oportunidade de dividir seu trabalho com estudantes de arquitetura através de palestras.

 

GABRIEL DE CASTRO XAVIER
Suplente

Graduado pela UFG em 2016. Possui capacitação em incorporação pelo CIE, em São Paulo, e em Viabilidade Financeira de Empreendimentos Imobiliários, pela SIGMA. Obteve Menção Honrosa no Concurso de Habitação Social do CAU/GO em 2020 e no Concurso Paraciclos da UFG, em 2011. Atuou como estagiário e como profissional em escritório de arquitetura de 2014 a 2018. Atualmente, trabalha como autônomo em projetos de arquitetura unifamiliar e coletiva, Interiores, habitação de interesse social e Urbanismo, além de projetos comerciais.

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano