Destaques

Eleições: comissão de Goiás participa de treinamento

Arquitetos e urbanistas brasileiros escolhem no dia 31 de outubro os conselheiros que vão dirigir o CAU/BR e os CAU/UF entre os anos de 2018 e 2020. Espera-se que mais de 140 mil profissionais participem das Eleições do CAU 2017. Nos dias 29 e 30 de junho, arquitetos e urbanistas que participam das comissões eleitorais dos CAU/UF estiveram em Brasília para um treinamento sobre as regras e as etapas do processo eleitoral. Do CAU/GO, participaram a coordenadora da Comissão Eleitoral, arquiteta e urbanista Raquel Alves Inatomi, e a assessora técnica da comissão, Lorena Marquete.

“Estas Eleições do CAU são uma celebração do nosso momento, em que conseguimos trazer para as nossas mãos a responsabilidade sobre o gerenciamento de nossa profissão”, afirmou o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, na abertura do evento. “Gostaria que essa fosse uma eleição exemplar”.

Estiveram presentes membros das comissões eleitorais dos CAU/UF e funcionários designados para assessorar essas comissões. A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) apresentou o regulamento eleitoral, o calendário de eventos e forneceu instruções de como as Comissões Eleitorais dos CAU/UF devem proceder durante cada passo do processo. As Comissões Eleitorais possuem de três a cinco membros, sendo a maioria de não-conselheiros. O coordenador é obrigatoriamente um arquiteto e urbanista sem cargo no CAU.

O coordenador da Comissão Eleitoral Nacional, Amílcar Coelho, abriu o treinamento falando sobre a competência das comissões. Enquanto as Comissões dos CAU/UF são responsáveis pela condução e divulgação das eleições nos Estados e no Distrito Federal, incluindo aí os julgamentos sobre registros de candidatura, impugnações e denúncias. A Comissão Eleitoral Nacional é responsável por convocar as eleições, definir o número de conselheiros em cada CAU/UF, julgar os recursos às decisões das Comissões dos CAU/UF e publicar o resultado final das Eleições do CAU. Outros temas tratados foram:

– Definição dos colégios eleitorais (arquitetos aptos a votar)
– Regras para registro de candidaturas
– Trâmite de denúncias e impugnações
– Regras para campanha das chapas concorrentes
– Votação via internet
– Pós-Eleição (justificativa de quem não votou)

A próxima etapa das Eleições do CAU é a divulgação dos colégios eleitorais, com os arquitetos e urbanistas aptos a votar. A partir dessa lista será definido o número de conselheiros no CAU/BR e em cada CAU/UF. No início de agosto será publicado o Edital das Eleições do CAU. Todos os passos serão divulgados nos sites do CAU/BR e dos CAU/UF. O Regulamento Eleitoral, elaborado após consulta pública aberta a todos os arquitetos e urbanistas, pode ser acessado aqui.
Veja aqui a página das Eleições do CAU/GO 2017

 

 

Fonte: CAU/BR

MAIS SOBRE: Eleições

OUTRAS NOTÍCIAS

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11

Novidades no SICCAU serão implementadas na noite desta sexta, 20. Veja tutoriais !