O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (Teccer|UEG) e a Revista Nós: Cultura, Estética e Linguagens, organizaram o “Dossiê Goiânia 90 anos e 20 anos do Tombamento de seu Acervo Arquitetônico e Urbanístico”.
Para a presidente do CAU/GO, Simone Buiate, ao atualizar a historiografia da cidade e destacar seus desafios e potencialidades, a obra oferece uma contribuição significativa para a compreensão e valorização do legado arquitetônico e urbanístico de Goiânia.
A conselheira do CAU/GO e professora da UEG Celina Manso, está entre os professores que organizaram a publicação. “O dossiê faz-se importante ao constituir um acervo reflexivo sobre Goiânia, suas histórias e paisagens, visualidades, corporeidades, temporalidades e espacialidades urbanas”, afirma.
Celina Manso conta que a obra coloca em discussão uma Goiânia com interfaces diversas à luz da Cultura, da Estética e das Linguagens produzidas na cidade, para a cidade e a partir da cidade. “A gênese e desenvolvimento de Goiânia marcam um capítulo importante da história urbana e do urbanismo no Brasil”, diz Celina.
O Dossiê demarca duas datas comemorativas para Goiânia: o lançamento da Pedra Fundamental, em 1933, e o tombamento, em 2003, do acervo arquitetônico e urbanístico da cidade, reconhecido como patrimônio cultural edificado de relevância nacional. No ano de 2023 as duas datas completaram, respectivamente, 90 e 20 anos.
O volume propõe um debate crítico acerca dos desafios, embates, potencialidades e valores culturais, estéticos e de linguagem que a metrópole enfrenta. Ele também atualiza a historiografia de Goiânia, o que ajudará pesquisadores a compreenderem o processo de desenvolvimento de uma cidade originada de um projeto/plano e sede de um importante acervo patrimonial.
Conteúdo
A obra é composta por 21 trabalhos – 17 artigos e 4 ensaios visuais de pesquisadores da UEG, UFG, UnB, PUC Goiás, UniEvangélica, entre outras instituições regionais -, foi organizada pelos professores Dr. Ademir Luiz da Silva (Teccer|UEG); Dra. Celina de Almeida Manso (AU|UEG); Dra. Milena D’Ayala Valva (Teccer|UEG); Dra. Maíra Teixeira Pereira (AU|UEG); Dr. Pedro Henrique Máximo Pereira (AU|UEG); e Dr. Wilton de Araújo Medeiros (PPEC e Promep|UEG).
As imagens que ilustram a capa e a 4ª capa são da artista, arquiteta e professora Laila Loddi e algumas das imagens que introduzem cada artigo são fotografias de discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEG , derivadas do Percurso Fotográfico 20 anos do Tombamento do Acervo Arquitetônico e Urbanístico de Goiânia, realizado às vésperas do aniversário da cidade. O selo comemorativo do dossiê foi realizado pelo professor, arquiteto e artista José Renato de Castro e Silva.